sábado, 28 de março de 2009

MÚSICA ERUDITA

L. van Beethoven - Vida e obra
Ludwig van Beethoven (Bonn, 16 de dezembro de 1770 — Viena, 26 de março de 1827) foi um compositor erudito alemão, do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). Considerado um dos maiores compositores de todos os tempos. Em 1792, já com 21 anos de idade, muda-se para Viena onde, fixou residência para o resto da vida. Joseph Haydn foi seu professor. Teve aulas com Antonio Salieri, com Foerster e Albrechtsberger, que era maestro de capela na Catedral de Santo Estêvão. Tornou-se então um pianista virtuoso, cultivando admiradores. Começou então a publicar as suas obras (1793-1795). O seu Opus 1 é uma colecção de 3 Trios para Piano, Violino e Violoncelo. Afirmando uma sólida reputação como pianista, compôs suas primeiras obras-primas: as Três Sonatas para Piano Op.2 (1794-1795). Estas mostravam já a sua forte personalidade.


Fortepiano Sonatas [Badura-Scoda] 9CDASTREE covers 1,45 GBhttp://rapidshare.com/files/134989492/Beethoven.FortepianoS.Badura.part1.rar
http://rapidshare.com/files/134989512/Beethoven.FortepianoS.Badura.part2.rar
http://rapidshare.com/files/134991836/Beethoven.FortepianoS.Badura.part3.rar
http://rapidshare.com/files/134995073/Beethoven.FortepianoS.Badura.part4.rar
http://rapidshare.com/files/134996166/Beethoven.FortepianoS.Badura.part5.rar
http://rapidshare.com/files/134996188/Beethoven.FortepianoS.Badura.part6.rar
http://rapidshare.com/files/134996202/Beethoven.FortepianoS.Badura.part7.rar
http://rapidshare.com/files/134998314/Beethoven.FortepianoS.Badura.part8.rar

Clarinet Trios [Trio Dante]CANAL GRANDE covers 169 MBhttp://rapidshare.com/files/134989493/Beethoven.ClarinetTrios.rar

Dimitri Mitropoulos conduz a Orquestra Filarmônica de Nova YorkSolista: Jadcha Heifetz – Gravação de 1956http://www.4shared.com/file/74777448/f03c9e84/1956_-_Beethoven_-_Concerto_for_Violin_in_D_major_Op_61__MitropoulosHeifetz_.html

Agora com Karajan e Anne Sophie Mutter
http://www.megaupload.com/?d=4BF5YLMP
Agora com Itzak Perlman e Carlo Maria Giulini
http://www.megaupload.com/?d=J4S1T7I4

sexta-feira, 27 de março de 2009

DIA 28/03/2009 DE 20:30 ÀS 21:30 HORAS, APAGUEM AS LUZES

PARTICIPE DA HORA DO PLANETA

Apague as luzes, onde quer que você esteja, entre 20:30 às 21:30 horas, mostrando que você também está consciente do problema do aquecimento global.

Para maiores informações, acesse:

www.horadoplaneta.org.br

segunda-feira, 23 de março de 2009

OS 5 ELEMENTOS NO TAOISMO

Postado por Lys Áurea Buzzi



Os 5 Elementos no Taoismo



Por Daniel Reed


Os 5 Elementos representam as atividades das forças Yin e Yang quando estão se alternando, manifestas nos ciclos de mudanças na natureza que regulam a vida na terra. Também chamadas como os 5 movimentos (Wu Yun), definem os vários estágios de transformação que acontecem nas mudanças de estações: crescimento e declínio; mudanças do clima; sons e sabores; emoções na psicologia humana. Cada energia está associada com um elemento natural cuja função se parece com a função destas energias, e tomam dali o seu nome. Diferente da forma de nomear os elementos por sua forma e substância como fazemos no Ocidente e em outros sistemas, o sistema chinês leva em conta a energia e sua transformação. Os elementos simbolizam atividades da energia com as quais estão associados. As manifestações da força Yin e Yang na terra, as cinco fases da energia representam vários estágios de vazio e cheio pelas quais essas energias passam ao equilibrar um determinado sistema energético. Um antigo texto chinês diz sobre isto: As cinco fases da energia ou os Elementos de Madeira, Metal, Água, Terra e Fogo aparecem em sua natureza especifica, durante as transformações da força Yang e de sua união com a força Yin. Estas fases de energia estão em constante mudança de atividade, nutrindo e controlando uma a outra para que haja uma constância nos movimentos de transformação do vazio para o cheio e do cheio para o vazio, num movimento circular sem fim ou começo. A interação destas forças primordiais cria a harmonia nas mudanças e no curso dos ciclos na natureza. As Cinco fases das Energias Elementares se combinam e re-combinam em inúmeras formas e produzem a vida manifesta. Todas as coisas que existem contêm os cinco elementos em variadas proporções. Vamos analisar estas idéias observando os ciclos das estações do ano que influenciam tudo sobre a terra.
A água é a fase da energia associada ao inverno, quando prevalece a força Yin. O inverno é o tempo do descanso, da quietude, quando a energia é poupada, recolhida, condensada, conservada e armazenada. A água é um elemento muito concentrado, contendo um grande potencial, um grande poder esperando para ser liberado. No corpo humano, a água está associada com os fluidos essenciais como os hormônios, os líquidos linfáticos, a medula, as enzimas, todos com grande potencial de energia. Sua cor é o preto ou o azul noite. A cor que contêm todas as outras cores de forma concentrada. Na natureza, a água evapora com o excesso de calor; nos seres humanos a energia da água dispersa pelo excesso de estresse e de emoções fortes. A forma de se conservar a energia da água é através da quietude e do repouso, é se manter "frio".
A próxima fase do ciclo das estações do ano é a primavera, surge o elemento madeira do potencial energético da água, assim como as plantas florescem na terra durante a primavera. Este é o novo estágio Yang do ciclo das energias. A fase Madeira é expansiva, alegre e explosiva. É uma geração criativa de energia, despertando o desejo sexual de procriar. Está associada ao vigor, à juventude, ao crescimento e ao desenvolvimento. A energia da Madeira pede livre expressão e espaço para dar vazão à sua expansão. Se bloquearmos seu desenvolvimento, criamos sentimentos de frustração, raiva, ciúme e estagnação.
Assim como a primavera se desenvolve naturalmente para o verão, assim também a energia expansiva e criativa da Madeira amadurece para a energia florescente do Yang velho, a energia do fogo. Esta é a fase mais cheia de energia de todo o ciclo, quando acontece a fase mais quente da energia yang cheia. Todas as formas de vida se esquentam nesta fase de crescimento da energia do fogo. O fogo está associado ao coração, que é a morada das emoções humanas e o órgão que pulsa e distribui o sangue e sua energia pelo corpo. Sua cor é o vermelho a cor do calor e do sangue. Esta energia está associada ao amor e à compaixão, à generosidade e à alegria, à abertura e à abundância. Se bloquearmos esta energia, o resultado é a hipertensão, os problemas do coração e as desordens nervosas. No final do verão chega um momento de interlúdio, de perfeito equilíbrio quando a energia do fogo diminui, se transformando em energia da terra, nem muito Yin e nem muito Yang quando se instala um estado de equilíbrio perfeito.
Este momento é o clímax do ciclo, o intervalo entre as energias Yang da primavera e do verão e as energias Yin do outono e do inverno. O humor das 5 fases da energia está em harmonia neste momento, trazendo uma sensação de bem estar e completude. A energia do final do verão é a energia da terra, sua cor é o amarelo, a cor do sol e da terra. Na anatomia humana está associada ao estômago, ao baço e ao pâncreas que estão situados no centro do corpo e alimentam todo o sistema do corpo. Se a energia da terra for insuficiente, o organismo fica mal nutrido, afeta a digestão e todo o sistema se desequilibra e fica desvitalizado. Quando o verão passa para o outono, a energia da terra se transforma em Metal. Durante a fase Metal, a energia começa novamente a se condensar, se contrair, volta- se para dentro para acumular e se armazenar, assim como armazenamos nossos alimentos no outono, para sobreviver no inverno. Nesta fase liberamos tudo que está gasto como as folhas das árvores que caem para poupar a essência, que é então armazenada para suportar a fase não produtiva da água, do inverno. Se nesta fase não houver bastante energia para contrair, não haverá força suficiente para passar o inverno e o próximo ciclo da madeira/primavera será fraco. A energia do Metal controla o pulmão, que extrai a energia essencial e expele as toxinas do sangue e do intestino grosso, que elimina a sujeira pesada enquanto retêm e recicla toda a água do organismo. A cor da fase Metal é o branco, a cor da pureza e da essência. O outono é a estação da introspecção e da meditação, de reciclar sentimentos antigos, apegos externos e o excesso de emoções adquiridas durante o verão, assim como as árvores se livram das folhas secas e buscam os nutrientes de suas raízes. Se resistirmos a esta energia e ficarmos aprisionados no passado podemos criar estados de melancolia, de tristeza e de depressão que se manifestam em dificuldades respiratórias, dores nas costas, problemas de pele e baixa resistência a doenças. Assim como o metal é a energia refinada extraída da terra e lapidada pelo fogo, o outono é a estação onde devemos extrair aprendizagens das atividades e experiências do verão, transformando-as na quietude e sabedoria do inverno. Assim a grande roda da vida segue caminhando entre os ciclos das energias elementares, acordando e dando vida a todas as coisas, seguindo um processo ordenado de seqüência rítmica.
As cinco fases da energia ou 5 elementos mantêm o equilíbrio interno e a harmonia entre as energia Yin e Yang, através de ciclos de equilíbrio e checagem, chamados ciclo criativo e ciclo de controle. Então, Te convido para esse momento de deixar cair as folhas secas! Faça faxina na casa, no guarda roupa, dê ou jogue fora o que você não usa mais! Vire-se para o Oeste, especialmente pela noite e libera tudo que precisa ser liberado em termos de emoções negativas fazendo os sons dos órgãos se você souber, ou então solte o som das 5 vogais! Conecte com os pulmões, a cor branca, o elemento metal e o planeta Vênus! Dessa forma o universo recolhe e transforma essas energias! Muito aconselhável também é fazer as técnicas de purificação do HATHA YOGA, os kriyá, especialmente a purificação intestinal com água (hoje em dia isso é chamado hidrocolon terapia) e limpeza das vias nasais com água .

segunda-feira, 16 de março de 2009

INDIGNAÇÃO

"Estamos enfrentando a estimagtização da sociedade; muitas mães perderam o emprego e as crianças enfrentam discriminação nas escolas", disse Geraldo Corrêa, do Instituto Pró-Cidadania de Catanduva, que organiza o evento com as mães.

A humanidade é sempre surpreendente!
Uma das coisas que me choca: crianças que sofreram abuso sexual são estigmatizadas, seus pais ficam estigmatizados.
Deus! Que raio de mundo é esse?
AS VÍTIMAS SOFREM POR PRECONCEITO SOCIAL.
A MULHER ESPANCADA TEM VERGONHA DE DIZER QUE FOI VÍTIMA DE ESPANCAMENTO.
A CRIANÇA MOLESTADA É TRATADA PELA SOCIEDADE COM PRECONCEITO!
ALGUÉM PODE ME DIZER O QUE ESTÁ ACONTECENDO???!!!!!!!

domingo, 15 de março de 2009

DRAUZIO VARELLA

São Paulo, sábado, 14 de março de 2009

DRAUZIO VARELLA

Incoerência católica

Os males que a igreja causa em nome de Deus vão muito além da excomunhão de médicos
AOS COLEGAS de Pernambuco responsáveis pelo abortamento na menina de nove anos, quero dar os parabéns. Nossa profissão foi criada para aliviar o sofrimento humano; exatamente o que vocês fizeram dentro da lei ao interromper a prenhez gemelar numa criança franzina.Apesar da ausência de qualquer gesto de solidariedade por parte de nossas associações, conselhos regionais ou federais, estou certo de que lhes presto esta homenagem em nome de milhares de colegas nossos.Não se deixem abater, é preciso entender as normas da Igreja Católica. Seu compromisso é com a vida depois da morte. Para ela, o sofrimento é purificador: "Chorai e gemei neste vale de lágrimas, porque vosso será o reino dos céus", não é o que pregam?É uma cosmovisão antagônica à da medicina. Nenhum de nós daria tal conselho em lugar de analgésicos para alguém com cólica renal. Nosso compromisso profissional é com a vida terrena, o deles, com a eterna. Enquanto nossos pacientes cobram resultados concretos, os fiéis que os seguem precisam antes morrer para ter o direito de fazê-lo.Podemos acusar a Igreja Católica de inúmeros equívocos e de crimes contra a humanidade, jamais de incoerência. Incoerentes são os católicos que esperam dela atitudes incompatíveis com os princípios que a regem desde os tempos da Inquisição.Se os católicos consideram o embrião sagrado, já que a alma se instalaria no instante em que o espermatozoide se esgueira entre os poros da membrana que reveste o óvulo, como podem estranhar que um prelado reaja com agressividade contra a interrupção de uma gravidez, ainda que a vida da mãe estuprada corra perigo extremo?O arcebispo de Olinda e Recife não cometeu nenhum disparate, agiu em obediência estrita ao Código Penal do Direito Canônico: o cânon 1398 prescreve a excomunhão automática em caso de abortamento.Por que cobrar a excomunhão do padrasto estuprador, quando os católicos sempre silenciaram diante dos abusos sexuais contra meninos, perpetrados nos cantos das sacristias e dos colégios religiosos? Além da transferência para outras paróquias, qual a sanção aplicada contra os atos criminosos desses padres que nós, ex-alunos de colégios católicos, testemunhamos?Não há o que reclamar. A política do Vaticano é claríssima: não excomunga estupradores.Em nota à imprensa a respeito do episódio, afirmou Gianfranco Grieco, chefe do Conselho do Vaticano para a Família: "A igreja não pode nunca trair sua posição, que é a de defender a vida, da concepção até seu término natural, mesmo diante de um drama humano tão forte, como o da violência contra uma menina".Por que não dizer a esse senhor que tal justificativa ofende a inteligência humana: defender a vida da concepção até a morte? Não seja descarado, senhor Grieco, as cadeias estão lotadas de bandidos cruéis e de assassinos da pior espéc ie que contam com a complacência piedosa da instituição à qual o senhor pertence.Os católicos precisam ver a igreja como ela é, aferrada a sua lógica interna, seus princípios medievais, dogmas e cânones. Embora existam sacerdotes dignos de respeito e admiração, defensores dos anseios das pessoas humildes com as quais convivem, a burocracia hierárquica jamais lhes concederá voz ativa.A esperança de que a instituição um dia adote posturas condizentes com os apelos sociais é vã; a modernização não virá. É ingenuidade esperar por ela.Os males que a igreja causa à sociedade em nome de Deus vão muito além da excomunhão de médicos, medida arbitrária de impacto desprezível. O verdadeiro perigo está em sua vocação secular para apoderar-se da maquinária do Estado, por meio do poder intimidatório exercido sobre nossos dirigentes.Não por acaso, no presente episódio manifestaram suas opiniões cautelosas apenas o presidente da República e o ministro da Saúde.Os políticos não ousam afrontar a igreja. O poder dos religiosos não é consequência do conforto espiritual oferecido a seus rebanhos nem de filosofias transcendentais sobre os desígnios do céu e da terra, ele deriva da coação exercida sobre os políticos.Quando a igreja condena a camisinha, o aborto, a pílula, as pesquisas com células-tronco ou o divórcio, não se limita a aconselhar os católicos a segui-la, instituição autoritária que é, mobiliza sua força política desproporcional para impor proibições a todos nós.

CPI contra pedofilia

Agência Estado
Por Chico Siqueira
Araçatuba - A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia do Senado vai promover sessões de reconhecimento entre as 40 crianças que relataram os abusos e os suspeitos de pertencer à rede de pedofilia de Catanduva (SP). As sessões devem acontecer entre quarta e sexta-feira da próxima semana, quando a comissão estiver instalada naquela cidade.
O senador Magno Malta (PR-ES), presidente da CPI, decidiu pelo novo reconhecimento depois de receber denúncias, feitas pelas mães, de que o reconhecimento feito no dia 26 de fevereiro foi cercado de irregularidades. Segundo as mães, elas não puderam acompanhar os filhos durante as sessões de reconhecimento, foram proibidas de ler os depoimentos dos filhos que elas assinaram e alguns suspeitos teriam sido liberados antes de serem submetidos ao reconhecimento pelas crianças. Na ocasião, apenas 10 das 24 crianças que até então tinham relatado os abusos passaram pelas sessões.
O mesmo procedimento de reconhecimento está sendo feito pelo Ministério Público, que está ouvindo as outras 30 crianças e fazendo reconhecimento dos suspeitos por fotografias. Malta informou que vai convocar a delegada Rosana da Silva Vani, que comandou as sessões de reconhecimento, para se explicar. A delegada já tinha recusado o convite do senador para uma reunião há 10 dias em Catanduva.
Amanhã as mães das crianças farão uma passeata pelas principais ruas da cidade para protestar e pedir atenção da sociedade para o drama em que estão vivendo. "Estamos enfrentando a estimagtização da sociedade; muitas mães perderam o emprego e as crianças enfrentam discriminação nas escolas", disse Geraldo Corrêa, do Instituto Pró-Cidadania de Catanduva, que organiza o evento com as mães.

sábado, 14 de março de 2009

http://www.observatoriodainfancia.com.br/article.php3?id_article=226

QUALQUER DENÚNCIA
O MELHOR É RECORRER À VARA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.
TODOS OS ENDEREÇOS DO BRASIL PARA DENÚNCIAS CONTRA PEDOFILIA ESTÃO NESTE ENDEREÇO.

HISTÓRIAS DE PEDOFILIA

Mais um caso:

Bahia 02.03.2009 - 10h09 Avô estupra neta de 3 anos no município de JaguarariRedação CORREIO A polícia prendeu nesta segunda-feira (2) Florisvaldo Ferreira da Silva, 60, acusado de estuprar a própria neta, de apenas três anos, no município de Jaguarari, a 411 km de Salvador.Segundo agentes da Delegacia de Jaguarari, a mãe da vítima viu Florisvaldo sair do quarto da menina, que não parava de gritar. Desconfiada, ela questionou a menina, que revelou os atos libidinosos praticados pelo avô, que fazia uma visita a sua filha.A mãe da vítima prestou queixa na delegacia da cidade e um relatório médico identificou que houve penetração. Ao ser preso enquanto caminhava nas ruas de Jaguarari, Florisvaldo negou o crime e disse que não 'passava de coisas da cabeça de sua filha'.http://correio24horas.globo.com/
Pedofilia e exploração sexual São crimes,denuncie:
Tel(21) 2293-8497/2293-8697
Disk denunciaTel(21) 2253-1177
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos.
www.safernet.com.brwww.censura.com.brwww.denunciar.org.brwww.interpol.intwww.dpf.gov.br

REDE DE PEDOFILIA

Tirado do jornal O Estado de S.Paulo, em 20/02/2009:

"Vinte e três crianças que tiveram contato com integrantes de uma rede de pedofilia de Catanduva, no interior de São Paulo..."
"A estimativa é de que pelo menos 47 crianças tenham sido abusadas."
"Essa quadrilha de pedófilos, que além de filmar, fotografar e molestar crianças, teria obrigado as vítimas a usar drogas - há relatos de um menino de 7 anos que cheirou coçaína antes de ser submetido a sessões de abuso."
"Pais não reconhecem os filhos e as crianças já estão sendo estigmatizadas" declarou a juíza, a mesma que atuou no caso de Porto Ferreira, onde seis vereadores foram presos por pedofilia."
"Fomos ameaçados e ainda ontem um homem parou e ameaçou meu filho na frente de câmeras de TV, que estavam no bairro." Disse um pai das crianças.
Um borracheiro de 49 anos (José Barra Nova Melo) e seu sobrinho de 19 (William Melo de Souza) foram presos, mas William foi colocado em liberdade por habeas corpus.
"...um segundo inquérito, aberto na terça-feira por determinação da justiça, apura a participação de personalidades locais - incluindo um empresário, o filho de um médico e um comerciante. O segundo inquérito foi aberto porque no primeiro a polícia teria omitido a participação dessas pessoas apesar das denúncias de pais e crianças."
"Nos bairros não é difícil encontrar mães cujos filhos mantiveram contato com os pedófilos suspeitos."

Olha o que está acontecendo?
Até onde isto vai?
A vítima é quem fica estigmatizada?
Qual o estigma que se projeta na criança vítima de pedófilos?
Habeas corpus para quem abusa de criança e ainda comercializa a imagem desta pobre criatura?
A lei é permissiva? Ela é tolerante demais com o pedófilo? Com quem faz comércio com pornografia infantil?
Sabe de quem é a culpa?
Da justiça?
Não. O poder judiciário cumpre a lei. Mas quem faz as leis?
O legislativo.
Quem elege os representantes do poder legislativo?
NÓS.
Então, também somos responsáveis.
Esquecemos sempre isto, como se os poderes que representam o Estado não tivessem nada a ver com o povo.
O que é que nós podemos fazer?
Agir.
Tudo parece tão distante de nós!
Qual é o nosso poder? Como fazemos para exercê-lo? Você sabe?
Você quer fazer alguma coisa?
Ou você acha que este não é um problema seu?
E se um dia um desastre deste atingir a uma criança que você ama?

sexta-feira, 13 de março de 2009

SITUAÇÃO ABSURDA

Por Fernanda Lopes:

Lembrei de uma situação verídica que presenciei, que não é diretamente ligada a pedofilia, mas resolvi relata-la, pois tem mais “descaminhamentos” morais nas famílias do que podemos imaginar.
Conheci uma família libanesa no Espírito Santo que se constituía de 3 filhos e uma filha, todos casados e com filhos. Na época o patriarca já tinha morrido e era a mãe que mandava em tudo.
Chegando do Líbano um velho conhecido da matriarca, ela logo o alojou em sua casa e aos poucos ela foi “confiando” três de suas lindas netas ao velho. Meninas ainda na adolescência.
Uma cena que presenciei mais de uma vez: um velho gordo, de bermuda e tênis com meias brancas, andando no calçadão da beira-mar, numa atitude bem petulante com as mãos para trás, e logo atrás suas 3 jovens “pombinhas”, cada qual mais linda e paquerando todos os garotos que passavam.
De nada adiantavam as reclamações das noras e genros, pois os filhos respeitavam a mãe e acatavam suas decisões. E as pombinhas pareciam felizes, vivendo confortavelmente, com roupas de marcas e tudo que o dinheiro da avó podia comprar.
Uma das noras chegou a comentar comigo: “ainda bem que só tenho filhos homens” e eu retruquei que ela tinha sorte do velho não gostar de rapazes!
Todos tentavam imaginar uma explicação para a atitude da velha. Ou ela era apaixonada pelo velho e entregava suas netas para o sexo, já que ele não devia querê-la, para assim conserva-lo junto dela, ou ele sabia de algum segredo dela, na sua juventude no Líbano. Ate mesmo chegamos a desconfiar que ele era um bandido perigoso e que ela tinha medo dele. Mas todos pareciam tão ajustados e felizes... Nunca descobrimos a verdadeira razão.
A família só conseguiu se livrar do velho quando a matriarca morreu. Ai eles mandaram suas filhas para outros paises ou estados e desmancharam a casa.
Sabe o que o velho fez? Aliou-se a um neto da velha e deu um golpe financeiro no pai do garoto, que tanto confiava nele. Só ai é que a família realmente cortou relações sociais com tal criatura.
Como uma família pode aceitar uma situação como essa?! Será que uma mãe tem tanto poder assim para que os filhos a obedeçam a qualquer custo?
Foi a situação mais absurda que vi, ao vivo e a cores. Não é estarrecedor?

quarta-feira, 11 de março de 2009

PEDOFILIA NA ÓTICA DE UMA PSICÓLOGA

Por Elizabeth Câmara

Não é fácil resolver essa grande sombra que ameaça nossas crianças. Principalmente pelo fato da pedofilia ser democrática, ou seja, há pedófilos em todas as classes sociais, não existe um perfil exato do indivíduo pedófilo, ele pode ser o pediatra, o padre, o professor, aquele velinho gracinha,juízes acima de qualquer suspeita, ou pior o próprio pai. Aliás, a maior incidência de casos de pedofilia acontece dentro da própria família. As pessoas que deveriam protejer a criança são seus algozes. O importante é que estejamos sempre atentos a qualquer sinal de alteração de comportamento de nossas crianças, e principalmente muito diálogo com os pequenos, sobre esse assunto. Existem contos de fadas que tratam desse assunto, como por exemplo Chapéuzinho Vermelho.Em linguagem simbólica o personagem do Lobo é um pedófilo que engana a pobre da chapeúzinho. No conto original o lobo mata a menina e a vovó, não tinha nada de caçadores ou fada do bosque p/ salvar no final. A mensagem do conto é que as menininhas, principamente as bonitinhas(é claro que meninos também) não devem confiar em estranhos.Mas, o grande problema é o que fazer quando os lobos em pele de cordeiro, estão dentro de nossas casas...Elizabeth Câmara
10

segunda-feira, 9 de março de 2009

A REAÇÃO HUMANA É INDESCRITÍVEL DIANTE DA PEDOFILIA

Por Lys Áurea Buzzi

Não tenho condições emocionais, fisicas e pisiquicas para analisar ou julgar uma ação desta, aliás, prefiro não pensar e não entender as razões que fazem um homem agir assim, com uma criança, seja menino ou menina, ou adolescente, ou mulher.Para mim nada justifica uma atitude desta. Não entendo esse "prazer" esse "poder", não entendo essa "necessidade" ,sequer consigo entender esse pensamento... como um ser humano pode pensar em algo assim? Imagino que se há algum raciocinio em quem executa um ato destes, deve haver, por alguns segundos que seja, uma reflexão, porque se há a intenção de ação , essa passa primeiro pelo pensamento, imagino que a pessoa se "vê" praticando isso, com determinada criança, e logo, no meu entender há tempo de perceber o que vai passando pela sua propria cabeça e "elabora" um plano de ação para tal...Claro que há muitas falhas na nossa condição de humanos, há loucos para tudo nesta vida, mas isso é um assunto que me repulsa, que me enoja de tal maneira que tenho vergonha de dizer que faço parte dos seres humanos...não consigo entender , não consigo aceitar , e nem quero tentar entender isso... não acho que haja explicações que possam me convencer da "fragilidade' do ser que pratica esse ato... talvez uma pessoa "demente" não tenha capacidade de se abster do impulso sexual e logo, utilize uma criança pela sua fragilidade ou facilidade de aprisioná-la para tal ação...mas aí me pergunto onde estão os responsáveis por esta criança que permitem que fiquem à disposição de um demente?Minha preocupação se limita ao fato de sentir do quanto deve ser dolorido esse ato na vida de um serzinho que ainda descobre a vida e a suas relações... na minha incapacidade de julgar ou de perdoar um ato assim, fico comovida, fico incomodada com a vitima somente. Uma coisa assim não se esquece nunca, pode ser ocultada , eternamente ocultada, e me assusta o fato de que muitas crianças se calam diante de um fato destes e me pergunto o porque....será que a falta de carinho dentro de casa é tamanha que as fazem se sentirem mais "amadas" ao serem tocadas por essa estranha maneira de "dar o carinho"? O que as faz calarem diante da invasão que sofrem? porque elas não falam? Se sentem coagidas , amedrontadas a ponto de não falar aos pais, ao irmão, irmã, e dão ao agressor a oportunidade de reincidir no ato... se sentem envergonhadas porque ainda há muito tabu para se falar do sexo dentro de casa? Certamente uma criança que se cala é porque não tem coragem de contar para sua mãe o que se sucedeu, por medo , por vergonha, ou por se sentir tão abandonada que em sua vã inocência , talvez julgue que agora sim, recebe alguma atenção e talvez até por não querer perder essa pessoa que lhe faz sim "algum carinho" prefira omitir, mesmo sabendo que há algo errado (instintivamente falando) neste ato "sigiloso oculto onde ningeum além dos dois deverá ficar sabendo"....uuuuiiiiii..só de repensar me causa náuseas...Como um homem tem coragem de agir assim? Como tirar isso da memória? jamais isso é retirado, acredito que esquecemos de muitas coisas da nossa infância, mas acredito que isso jamais é esquecido, impossível esquecer isso...não consigo pensar neste assunto ,me recuso a pensar, preciso rever o porque me bloqueio tanto para não analisar mais profundamente isso..mas confesso que me é difícil aceitar uma "razão" uma justificativa , para tal fato.nem quero entender .Acho que as mulheres têm que estar muito mais atenta a tudo que isso envolve, inclusive a educação dada ao "ser" que pratica uma coisa desta.... mas, o que dizer de uma mãe que "desconfia" que seu marido, ou namorado, ou cunhado age com sua filha assim e se cala? há casos de mães que sabem que as filhas estão sendo molestadas pelo padastros e se calam por medo de perder o tal bofe... é inaceitável isso... Qdo o agressor é alguém de fora do contexto familiar , parece que com o tempo isso pode ser amenizado , afinal é uma invasão alheia aos laços familiares da criança...(?), mas o que dizer qdo isso acontece dentro de casa? causada pelo próprio pai, pelo irmão, pelo tio que convive dentro de casa? Como limpar isso e deletar a situação toda? E há muitos , muitos casos em que o agressor não é aquele cara maltrapilho que vem de fora... é sim aquele primo, ou padastro, ou irmão que tem educação, dorme em cama limpa, vai pra aula, tem seu próprio trabalho, convive na sociedade e parece um ser normal...capaz ainda de ridicularizar a criança e se fazer de total vitima se caso criança comente....ha casos que jamis passariam pela minha criatividade (e eu me considero bastante criativa) como aquele pai que aprisionou anos a filha no porão da propria csa a ponto de ter vários filhos com ela... acho que foi na Austria... Meu Deus, como isso é possível? Como uma pessoa vive numa casa e não percebe que há um porão? Como a mãe desta garota nunca percebeu...foram décadas desta situação..não um fato isolado acontecido na surdina da noite, enquanto ela estava acamada...eu não entendo, e não aceito, me recuso a entender e perdoar isso... Aliás, se eu tivesse um filho ou filha que sofresse uma ação destas certamente seria mais irracional ainda em minha ação... preciso repensar porque não consigo ir a fundo nisso e tentar entender esse agressor...mas , sinceramente ? Não consigo me ver agindo racionalmente com um ser destes...Aí vem a Igreja , excomungando os médicos que tentam amenizar o sofrimento desta criança de 9 anos, que com certeza nem imaginava as consequências disto tudo , e me pergunto porque não "excomungam o animal que agiu assim?"Certamente Deus não compactua com a ação incial deste mal... e ainda temos que houvir um "bispo" falando em nome de Deus sobre a vida... eu não entendo isso... antes de excomungar os médicos, devia ser bolado uma invenção qq que se pudesse infiltrar num homem destes alguma coisa que ficasse crescendo dentro dele durante os nove meses e depois tivesse que parir pelo seu próprio pênis....quero ver ele sentir essa vontade sexual incontrolável depois disso...parece muito agressivo isso? Não acho nada comparado com o trauma que deve ficar na criança....Que ser humano é esse que tem uma necessidade assim tão incontrolavel? porque ele não tenta extravasar isso com alguém do seu tamanho?Não sério.. me revolto , me causa nojo.E dizem que somos serem "racionais" , que Deus nos deu esse "privilégio" da consciência...e aí eu penso no mundo animal...tão "irracional" e tão "instintivo", nunca soube, ou vi , em qualquer área do reino ANIMAL um filhote ser acatado sexualmente por qualquer outro da mesma raça que seja adulto...e depois nos gabamos de sermos "superiores", de "dominarmos" nossso impulso , nosso pensamento... que Deus nos perdoe por atos assim...eu preciso de muitos anos luz, e muita terapia para entender , aceitar, compreeender, e perdoar algo assim.Por isso comecei escrevendo que não tenho capacidade de julgar, ou comentar...sou muito sensível a essa atitude para entender porque os homens agem assim com os outros... aliás... porque sempre os homens é que são os agressores?há tantas maneira deles "satisfazerem" seus instintos sexuais , por mais baixos que sejam , sem usufruirem do corpinho imcaulado de uma criança... é uma pena que não usem a cabeça para pensar antes de agirem...se ao menos por um segundo pensassem no que o outro sente não agiriam assim...não sei se minha revolta e repulssa contruibui em algo, mas neste caso não tenho vergonha alguma em assumir que não tenho a mínima disposição e sensibilidade de entender um agressor assim. nada pra mim justifica esse ato.

AO MESMO TEMPO

Este é o nome da última obra publicada de Susan Sontag e a primeira após seu falecimento.
Achei este título fantástico!
Com isto, Susan Sontag, uma das maiores intelectuais de nossos tempos, fala de nosso sentimento de não conseguirmos assimilar que tantos eventos, bons e ruins, aconteçam, no nosso universo, ao mesmo tempo. Por exemplo, ao mesmo tempo em que uma família comemora o nascimento de uma criança, na faixa de Gaza, uma mãe desesperada chora a morte de seu filho, vítima de guerras entre israelitas e palestinos.
Pensando nisto, publicamos o tópico desenvolvido por Anelise, sobre a chances que temos de ser CURADOS através da Fioterapia, que cada dia está mais instrumentalizada para acatar e tratar nosso corpo, enquanto continuamos com o Debate sobre PEDOFILIA.
Assim, este espaço continua aberto para abordagem de qualquer tema, AO MESMO TEMPO.

SOBRE FISIOTERAPIA

O olhar da Fisioterapia
A Fisioterapia trata-se de uma profissão responsável pela compreensão da funcionalidade e disfunções do aparelho do movimento humano. Realiza o diagnóstico cinesiológico-funcional, previne e trata distúrbios nas mais diversas áreas (neurologia, ortopedia, pediatria, reumatologia, pneumologia...). O olhar da Fisioterapia vai além de conceitos pragmáticos, pré-estabelecidos pelas normas que regulamentam a profissão; Atuamos na prevenção, reabilitação e reintegração de um indivíduo à sociedade e suas atividades de vida diária. Reabilitar... tão grande a imensidão desta palavra; nos tornamos cúmplices, confidentes, amigos de quem tratamos, sofremos angústias com nossos pacientes, mas também somos recompensados quando a alegria nos entorpece pelos olhares e sorrisos de agradecimento na melhora da qualidade de vida, ou ainda, pela cura. A função social da Fisioterapia na busca da saúde integral do ser humano é enfatizada pela utilização de equipamentos e seus recursos físicos como cinesioterapia, eletroterapia, hidroterapia, biomecânica, etc. , entretanto, nada substitui a magia do toque, o dom proveniente da cura proporcionada pelas nossas mãos. Ser Fisioterapeuta é a possibilidade da distinção da conduta na sensibilidade, além da imprescindível arte da técnica.

Autora: Prof. Msc. Anelise Sonza
Fisioterapeuta, Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC dos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Música.
Mestre em Ciências do Movimento Humano – Biomecânica.

PEDOFILIA SOB A ÓTICA DE UMA EDUCADORA EXPERIENTE

Quem fala agora é a Laura Ducco, professora formada que exerceu a função de diretora de escola por mais de quinze anos.

O problema de pedofilia ou abuso em geral é bem maior do que imaginamos pois a maioria das vítimas se recolhe na vergonha, livrando o criminoso de punições.
Enquanto dava aula, descobri um caso de abuso contra criança ao brincar de teatro. Levei o caso à diretoria e o molestador tratado conforme a lei.
Todos os adultos são co-responsáveis quando desconfiam de algo e não se manifestam ou até quando, por desatenção, não percebem o que é evidente.
A criança manifesta seu terror de várias maneiras:
Excesso de timidez; insegurança, medo.
Ou
Excesso de agressividade.
Além do abuso partindo de um adulto, é muito importante que se preste atenção entre as crianças que convivem em família ou grupos variados. Casos de abuso a partir de primos mais velhos ou amigos próximos são extremamente comuns mas podem ser evitados.
Cuidado ao deixar as crianças sozinhas. Oriente seu filho e filha a jamais ficar sozinho com um amiguinho em locais com portas fechadas.
Caso a mãe esteja sozinha com o filho num local público, ela deverá: acompanha-lo ao banheiro feminino ou (se a criança tiver mais de sete anos), pedir que um acompanhante masculino de confiança o leve ao banheiro masculino, mesmo assim, deverá ficar na porta, verificando que não demore tempo demasiado.
Desconfie sempre de adultos que são solícitos com crianças.
Quando seu(ua) filho(a) tiver três ou quatro anos, providencie documento de RG, mesmo constando “não alfabetizado”. Depois, aos oito anos, substitua-o.
Se tiver que emitir uma autorização de embarque para criança desacompanhada, faça-o com data precisa, contando apenas dois dias antes do embarque e dois dias depois. Se houver mudanças de planos, qualquer juizado de menores em qualquer rodoviária ou aeroporto saberá como proceder.
Tão logo seu(ua) filho(a) saiba falar, faça com que memorize: nome completo; nome completo da mãe; endereço completo e telefones para emergência.
Apresente à escola quem pode buscar seu(ua) filho(a) e avise imediatamente se não puder mais (ex.: despediu a empregada ou motorista).
Evite que sua criança vá à casa de amigos onde o único adulto responsável for um homem e desconfie se perceber essa situação com outras crianças.
Lembre-se, a criança não tem maturidade para se defender contra alguém mais velho(incluindo outra criança). Ela precisa de nossa guarda, nossa observação.
Se tiver algum tipo de desconfiança, a ferramenta mais poderosa é a delegacia de ensino. Os supervisores de ensino são altamente treinados e podem transitar no espaço da criança de maneira discreta e eficiente.
Se quiserem um aprofundamento maior para esse tema, basta me avisar.
Tenho conhecimento bastante para explorar alguns temas, se o grupo achar interessante:
. A criança e a pornografia.
. Como responder perguntas difíceis.
. Adolescente: como vê a vida – considerações gerais – como lidar com eles.
. A chegada do irmão.
. A frase proibida: -“Se você não parar com isso, vou embora.”
. Como lidar com a morte de um ente querido.
Juntas para proteger nossos filhos
Laura

sexta-feira, 6 de março de 2009

PEDOFILIA

Casos de pedofilia estão diariamente estampados nas páginas dos jornais, na tela da TV.

O que estará de fato acontecendo? Existe um aumento de registros ou um aumento numérico de casos?

O que é a pedofilia?

Pedofilia é um desejo consciente ou inconsciente de violar crianças?

É um desejo sexual patológico cujo o objeto de satisfação é a criança?

Como se origina este desejo, este distúrbio?

Qual é o símbolo?

É sempre manifestado por pessoas portadoras de distúrbio de comportamento?

Pode ser permissividade de algumas pessoas em busca de novas emoções?

O que fazer para evitar o abuso sexual de nossas crianças?

Como se sente o pedófilo após o ato? Como fica esta criança encerrada em seu casulo?

Em que faixa social a pedofilia está mais presente?

Ela ocorre mais dentro dos lares ou fora de casa?

Porque é tão difícil a criança comunicar aos pais?

Que tipo de punição você acha que merece o pedófilo?

A lei é cumprida quando há um flagrante de pedofilia?

A lei é adequada na punição do pedófilo?

Como tratar a criança que sofre abuso sexual?

Há negligência dos pais ou responsáveis pela criança que sofreu abuso sexual por parte de terceiros?


Não teria o Estado, um papel a cumprir através das escolas, munindo as crianças de defesas que as fizesse pedir socorro mediante um molestador de crianças?

Nesta nova posição da escola, da sociedade, a informação ampla deveria ser divulgada para crianças de todas as idades, mostrando a pedofilia como atentado contra a criança e o pedófilo como sujeito criminoso, cujo crime é passível de prisão?

Deveria a escola preparar a criança para o discurso e ameaças do pedófilo, que apelando para o imaginário infantil, convence a criança de que ela, criança, é a responsável pelo abuso ocorrido, ou ameaça a criança dizendo que matará seus pais se contarem a eles o que ocorreu?


Você acha que existe algo que a sociedade possa fazer para evitar o ataque do pedófilo à criança?

Não divulgar, para proteger a criança, é importante para a mesma?

E na idade adulta, quando o ser já está maduro e recuperado, deve ele denunciar abusos sofridos na infância e levar o pedófilo a ser julgado e condenado?

Como a lei age nestas denúncias tardias?

Uma das atrizes da série "desperate Housewives" denunciou um homem, que era seu parente e abusou dela na infância. O que a levou a decidir denunciar o pedófilo? Ela contou num programa de entrevistas que soube que uma mãe o denunciou porque sua filha cometeu suicídio por não suportar o sofrimento causado pelo abuso sofrido. Ela leu a notícia, ligou para a polícia e perguntou se poderia ser testemunha "oculta", isto é, ela falaria, mas de forma sigilosa. Foi informada de que isto não seria possível. Que o depoimento não poderia ser sigiloso. Ela pensou na família da criança, na criança e apareceu como testemunha que também foi vítima de pedofilia daquele homem, que era seu parente e que negava o incidente relatado em carta deixada pela criança antes de cometer o suicídio. Ela o desmascarou e nos EUA, a lei é cumprida, comprovada a acusação nestes casos.
Ela relatou o sofrimento de voltar a mexer em assunto tão doloroso, mas cumpriu o que julgou ser seu dever.
Particularmente, passei a admirar muito aquela atriz, uma celebridade que se expôs para que a justiça fosse feita e penso que o problema do trauma deve ter sido suavizado, pelo menos em parte.

O que você acha?

Vamos execer nosso pensamento, analisar, conhecer mais profundamente o agressor e suas vítimas, quem sabe isso dará um novo espaço dentro de nós e começaremos a atuar de forma mais significativa em presença destes atos de barbárie contra a criança!

Em caso recente, menina de nove anos que foi molestada pelo padrasto desde os seis anos e apareceu agora grávida de gêmeos, filhos do padrasto. Você viu a posição de um bispo condenando a sociedade que tenta proteger a própria vida da criança com o aborto?

O que você achou? O que você gostaria de dizer a este bispo?

O que podemos fazer, se é que há algo a fazer para reduzir esta moléstia em nosso meio?

quinta-feira, 5 de março de 2009

CAUÃ

Cauã nasceu dia 5 de marco de 2008 pesando apenas 750 gramas e gostaria de compartilhar esse texto, que escrevi na ocasiao, para celebrar a vida e parabenizar, nao so esse guerreiro menino que hoje completa um ano vitorioso de vida, como tambem seus pais, Renata e Camilo, por toda sua paciencia e persistencia.

CAUÃ – Um pontinho de luz

Tão cedo você se tornou um sobrevivente!
O sol ainda não nasceu para você. Você vê o mundo através não só dos olhos da sua mãe, como todo bebê, mas também do seu pai, dos médicos e enfermeiras. Seu mundo é cheio de tubos, fios, luz fria e artificial, mas em compensação é muito mais cheio de amor incondicional, pois ninguém espera nada de você, além da sobrevivência do dia-a-dia.
Desde o início, sua gestação foi complicada e sempre gerou dúvidas. Será que vai sobreviver, que vai se criar? Foi contada não em semanas, mas em gramas. Até o momento presente não temos as respostas, mas sabemos que você veio iluminar o mundo, mesmo sendo só um pontinho de luz. Você nos dá a certeza que Deus caminha junto com a ciência e que milagres inesperados acontecem. Nós, pobres mortais, ainda não pudemos vê-lo, mas temos certeza que em algum lugar do universo você está espalhando seu brilho, especialmente no universo dos seus pais. Soube que seus olhos são claros. Claro, pois eles são faróis que iluminam a escuridão das incertezas e trazem esperança a quem tem o privilégio de vê-los ou de imaginá-los.
Nós bendizemos sua vinda e sua vida. Não sabemos se você será perfeito, física e mentalmente, mas temos certeza que será perfeitamente feliz. Quero ter o privilégio de acompanhar seu crescimento, seu desenvolvimento, e ainda darei muitas risadas e derramarei muitas lágrimas de felicidade por sua causa.
Não posso dar todos os méritos para você. Parabenizo seus pais que atravessam essa fase difícil com uma curiosa maturidade, tranqüilidade e, especialmente, otimismo no amanhã. Para eles cada dia é uma glória alcançada, cada grama um sucesso, cada avaliação positiva uma nova esperança. Tudo que eles esperam é ver seu sorriso e orgulhar-se do filho querido. As lágrimas, que por ventura eles derramarem, se tornarão fonte de coragem para você vencer os desafios diários, serão balsamo para sua nova pele. Eles estão atentos a todos os seus movimentos e enfrentam a rotina com uma crescente felicidade. Fantasiam o dia que o levarão para casa, no colo, e festejam cada grama conseguida, pois o grande dia se aproxima.
Ah, pequeno Cauã, o mundo tem tantas coisas para você aprender, apreciar, amar, enfim, vivenciar! Apesar do lado sombrio da humanidade, que se espalha numa violência incontida, existe o lado belo, que sei você há de pertencer. A imensidão do mar, o colorido e perfume das flores, o verde molhado das florestas, a água cristalina das cachoeiras, o brilho das estrelas na infinitude do universo, o prateado de uma noite de lua cheia ou a escuridão da lua nova e a delicadeza das minguante e crescente, a chuva e o arco-íris que vem depois, o nascer e o pôr-do-sol. A natureza é tão superlativa que todos meus adjetivos não são suficientes para descrevê-la. Sem falar de todos os cheiros, sabores e sons espetaculares que você certamente há de apreciar. Ah, e os sentimentos de solidariedade, de amor, de compreensão, de união? Certamente serão os vencedores na luta da humanidade. E a arte, a cultura, a inteligência humana, que estão sempre superando seus limites? O mundo é tão diversamente maravilhoso!! Não podemos destruí-lo por puro egoísmo. A superação fará com que ele se torne ainda mais belo para sua geração, assim como você, Cauã, que dia-a-dia supera nossas expectativas.
Nós, a torcida do Cauã, nos tornamos cada dia mais fortes no pensamento, desejando profundamente em nossos corações que você fique também mais forte e agüente firme, porque aqui do lado de fora, estamos esperando por você, para acompanhá-lo nessa incrível aventura que é viver.
Nosso sonho de amor continua e você já faz parte dele. Nos temos a responsabilidade de lhe mostrar o mundo com um olhar de contentamento. Você é um anjinho que, apesar de todo o sofrimento, veio nos guardar das dúvidas, que tantas vezes nos rondam, perturbando nossa fé. Você veio transformar dúvidas em certezas, temores em esperança, por isso será sempre bem-vindo em nossos corações e mentes.
Estamos de olho em você. Seja feliz e brilhe sempre!


Fernanda Lopes
28 de marco de 2008






Msg da Caixa:
Cauã querido
Algum dia, quando você abrir as
portas desse mundo, perceberá
como era a realidade na época do
seu nascimento.
Seja feliz!
Fernanda e Rui
Março 2008


CONTEUDO DA CAIXA DO CAUÃ

Veja
Caras
Guia da TV
Horóscopo - Previsões para 2008
04 Rodas
Elle Ella
Rolling Stone
Revista da SanFran
Tecnology (MIT)
Varig (adição comemorativa de alguns fatos, tipo 50 anos da Bossa Nova)
Revista do laboratório Fleury
Folha de SP de 05/03/2008
Revista da Folha da semana
Equilíbrio com reportagem sobre prematuros
Morar Bem – Folha de SP
Foto Rogério Ceni – Melhor goleiro artilheiro do mundo!
O que rolou na internet
Calendario de marco
McLanche Feliz
Baloes
Anjinho da guarda
DVDs do Tom Jobim, da Ma Betania, da Madona e da Shakira

segunda-feira, 2 de março de 2009

TROCAS

Por Raquel Ribas Chaves

Sou do tempo que a palavra história também já teve grafia sem “h” . Depois, não sei o que aconteceu, ficou história mesmo. Era história para nos referirmos a acontecimentos históricos e estória para os demais. Agora, temos uma nova ortografia da língua portuguesa, dizem que é para uniformizar o idioma, facilitar a interação dos países que a comungam, com direito a um período para adaptação. Então, se por um tempo escrevermos na velha ou na nova ortografia, tudo bem, vale do mesmo jeito. A escolha é nossa entre trocar logo, ou continuar a escrever do modo como era antes, até que alguém nos chame de antiga por não praticar as novas regras. Fiquei pensando como tudo, absolutamente tudo na vida muda, até a estabilidade do nosso casto idioma ameaça nosso comodismo. Certas mudanças exigem adaptação sem muito esforço. Mas há outras que nos cobram um preço muito caro, como o dos juros que pagamos em nosso país, os mais altos do mundo!!! E da mesma forma que nos sentimos impotentes para mudar esse quadro, o dos juros, às vezes nos sentimos impotentes para mudar coisas básicas em nossa vida. Falta atitude. E, às vezes, só falta um empurrão para a atitude ser tomada. Pode ser a ginástica de que temos preguiça, a alimentação mais saudável para perder uns pneuzinhos, o tabaco que nos fulmina o organismo aos poucos, coisas assim, bem do dia a dia. (E agora, dia a dia tem ou não tem hífen?) Mudanças como essas podemos ou não fazer. Às vezes, começamos, paramos, recomeçamos... No exemplo, com exceção do tabaco, os resultados, via de regra, não são irreversíveis. Penso que a atitude mais difícil ainda é aquela que devemos ter em relação a nós mesmas, quando sofremos algum abalo emocional, em razão de situações provocadas por pessoas que nos são muito queridas. Como quando somos traídas, enganadas, roubadas por alguém em quem depositávamos nossa confiança. Ou quando uma doença grave nos surpreende. Não me refiro a atitudes através de ações que implicam em tomar medidas práticas para encaminhar a situação da melhor maneira, como a escolha de um tratamento, de um médico, de um advogado. Afinal, temos que fazer algo no mundo lá fora para resolver o problema. Refiro-me à atitude mental e emocional em relação ao nosso mundo aqui dentro. Essa pode ser a maior armadilha criada por nós mesmas. Podemos escolher: ficarmos fechadas, encolhidas numa clausura, ou nos abrirmos para a troca. Há situações na vida que tem tudo para fazer a gente se comparar a qualquer personagem de novela. Só que, na novela, o autor vai dando um jeito, ao longo das tramas e, mais ou menos, óbvios desfechos, de acordo com a preferência do público. Na vida real, a autoria é nossa. Se dermos voltas, vais e vens, se encompridarmos o caminho, nós é que perdemos tempo e energia. E fazemos isso por que? Porque isto depende do conhecimento e controle que temos ou não sobre nossa própria mente. Tudo está aqui na nossa mente! Quando estamos em dificuldade e ficamos patinando sobre nossos próprios pensamentos, ruminando sentimentos, sem troca, vamos, cada vez mais, alimentando a inércia, contaminando a lucidez, retardando a atitude, Com a troca, seja uma terapia ou seja a conversa, que pode ser mais séria, ou mais brincalhona, mais científica ou mais intuitiva, passamos a enxergar melhor as situações e a nos enxergar com mais imparcialidade. Então, penso que iniciativas honestas que se proponham a ajudar na difícil tarefa do auto conhecimento e, a partir daí, auxiliar no controle da direção que desejamos dar aos nossos sentimentos e à própria vida, são bem vindas. Assim, espero que este blog, de iniciativa de uma das pessoas mais sérias e “do bem” que já conheci, prospere e cumpra sua função. Ele está no início, irá sofrer adaptações e dependerá da disposição de suas adeptas para, de acordo com a disponibilidade de cada uma, poder alcançar a interação desejada. Felizes trocas, meninas!

A IDADE DA LOBA

Por Laura Ducco

Não se impressione. É tudo muito simples foi culpa do racionamento de energia. Na verdade o que aconteceu é que contaram a luz do seu bairro por hora, durante a madrugada. Seu rádio relógio desligou, então você perdeu a hora. Foi só isso. Viu como é simples ? Acordou meio tonta olhou para a porta do quarto. “Estranho, é diferente da de ontem ? Quando foi que troquei aquela bela porta branca por esta esquisita, estilo colonial, meio corroída pelo tempo ? Não lembro de ter passado em nenhum antiqüário recentemente ...” Observa uma placa, combinando com os tons escuros da porta. Esfrega os olhos e olha novamente. Continua lá. Resolve se aproximar para saber o que está escrito na placa. Idade da Loba. “O que diabo é isso ? Alguma brincadeira de mau gosto ?” ( Mas afinal, qual a novidade ? Todas as letras da frase são velhas conhecidas. Algumas delas estão inclusive no seu nome. ) Volta para a cama ... senta, pensando se vale a pena tentar abri-la. Resolvida, já começa a rumar. Pára. Volta para a cama ... senta novamente. “O que será que tem lá do outro lado ?” Pensa mais um pouco. Os afazeres acabam por decidir. “Não tem jeito. Preciso sair deste quarto e ir trabalhar.” O resto da casa, com a graça de Deus, não foi mexido. “Deve ser uma alucinação, melhor esquecer.” Depois de pronta vai trabalhar, tropeçando no mundo de sempre. Tudo parece exatamente igual. Tudo menos a porta, é claro. À noite o namorado de tantos anos resolve repentinamente que não quer compromissos. Tudo terminado. Cada um para seu lado. Cada um com sua vida. E daí ? Todos os dias centenas de casais começam ou se deixam. Nenhuma novidade. Assim como ele, outros virão. “Melhor acalentar o ego.” Sai e compra uma roupa nova. Aproveita e passa na loja de cosméticos. Muda o cabelo. Preenche o tempo com os velhos e bons amigos. O resto que se exploda. A liberdade tem suas belas vantagens, não é? ( Só que não vem com manual de instrução, para saber o que fazer com aquele maldito tempo ocioso entre Sexta-18.00 hs. e Segunda-6.30 hs.) Se arruma toda e olha para o espelho, esperando algum elogio. O maldito permanece calado, então resolve falar aos seu próprios botões “Como você está linda !” e sai para uma volta. Começo de verão é um suplício. Principalmente para uma loba. Sabem como é, as juntas, em processo de fossilização, já não agüentam muita caminhada. As pequenas garatujas azuis que enfeitam as pernas, muito menos. Pára e pede uma água. O estômago reclama, sentiu-se enganado. “Preciso fazer regime”, argumenta (em vão). O estômago retruca com um rosnado. “Que tal algo bem frugal ?” (O velho argumento, é sempre assim que tudo começa). Ao ouvir essa deliciosa palavra, sinônimo de churrasco, feijoada, lazanha e outras guloseimas, o interlocutor se aquieta e espera. Só para mostrar a todos que está realmente diferente, pede, na realidade uma salada. O estômago deu um salto, deixando claro seu posicionamento contrário, mas “não adianta, preciso emagrecer e pronto ! Uma saladinha está ótimo !” Enquanto rumina aquele estranho arranjo, observa o movimento das ruas. Os olhos (traidores) enxergam com mais vigor os casais, em particular os jovens. Aliás aqui cabe um comentário : você já reparou que os olhos são seletivos e só focam o que nos incomoda ? Faça uma experiência : quando estiver numa festa, o que estará mais evidente ? As mulheres mais bonitas; os homens envolventes que já são comprometidos; as calorias desejadas e proibidas ... ou seja, tudo aquilo que gostaríamos de ser ou ter. “Preciso sair com mais freqüência, afinal retornei à ativa. “Single, but looking for”. Trancada em casa ou cercada de amigos as chances tendem a zero. Preciso me expor ! Aliás, que tal dar uma observada no ambiente ? Há tantos solteirões por aqui.” De fato, bastou levantar os olhos da famosa “saladinha”, que se deparou com outro par (de olhos, é claro), em tons de azul, que a fitavam com interesse. A rodeá-los, centenas de milhares de sulcos bem marcados, denotando décadas e décadas mais experientes. Acima dos sulcos, alguns fios de cabelo posavam sobre uma pele reluzente e visível. Desceu os olhos e deparou-se com uma mão segurando um copo de Campari que lhe erguia um brinde meio trêmulo. “Deve ser irmão do Ramsés” e voltou para seus alfaces. Mas o almoço lhe reservava outras surpresas e a segunda surgiu do canto esquerdo do vasto salão. Esse ao menos tinha cabelos, branquinhos, branquinhos, de fazer inveja. É bem verdade que tremia mais, porém ninguém é perfeito. Quando só faltavam duas folhas de alface e um raminho de rúcula, entraram quatro ou cinco amigos, entre eles um moreno de fazer gosto. Sabe, daqueles que mexe com os hormônios. “Deu link”. O alvo conversava alegremente e seus gestos transbordavam em masculinidade. Falavam sobre o final de semana. E pelo visto foi animado “bem mais do que os meus”, com direito a cavalgada, passeios de jipe e assim por diante “do jeito que o diabo gosta”. Abandonou definitivamente os exemplares do reino vegetal à sua frente e focou, com todas suas forças, aquele belíssimo espécime humano. E quando se mexia ... Deus ! quando se mexia deixava evidente os músculos bem torneados de seus braços. E as pernas ? fortes, à mostra graças ao verão... e graças também ao verão, entrevia-se alguns pelos na gola pólo, pelos estes que jaziam tranqüilos sobre um tórax vigoroso, daqueles que dá um ótimo travesseiro. Até o estômago parou de se queixar da maldita saladinha. “Bem que podia cair uma varejeira dessas na minha sopa, não é ? Afinal a maturidade nos dá grandes vantagens, por exemplo... por exemplo...” De repente, assim, do nada, o ser desejado a olha e se levanta. Caminha em sua direção munido de todo charme irresistível daquelas pernas, braços e tórax - “eu não disse que tem vantagens ! Tá no bico !” – os passos eram definitivamente decididos em sua direção – “jamais pensei que seria tão fácil e tão rápido !” – está há apenas dois metros e abre um lindo e franco sorriso, do tipo lindo e franco que só a beleza e a franqueza da juventude sabem dar – “pára coração ! fica quieto aí ! dá quase prá ouvir você pulando feito doido !” E quando o sorriso chega perto, bem perto mesmo, faz uma leve reverência e diz –“Tia, a senhora pode me emprestar o isqueiro ?”

Educaçãp pra que??? Educação é coisa de pobre!!!

Sobre o tópico desenvolvido por Fernada Maria, gostaria de propor que todas nós procurássemos uma saída, um caminho que nos trouxesse de volta a meninada para revertermos este quadro tão triste. Afinal, a nossa geração criou esta meninada.

Educaçãp pra que??? Educação é coisa de pobre!!!

Texto postado por Fernanda Maria Lopes

Educação pra que??? Educação é coisa de pobre!!!! Gosto de observar as pessoas e suas atitudes. Ontem, quando me encaminhava para um restaurante por quilo (coisa de pobre!) percebi cinco rapazes, bonitos, bem vestidos, roupas de grife, que provavelmente são calouros de uma faculdade particular cara, que fica perto de minha casa, em São Paulo. Observei que eles estavam conhecendo a região e, quando passaram em frente ao condomínio prosaico em que moro, um deles comentou que devia ser horrível morar num lugar daqueles, que deviam ter uns 10 apartamentos por andar. Outro retrucou: “também você mora num palácio de cristal!” Quero enfatizar que é um condomínio de classe média, privilegiado, com piscina, jardins e perto do metro, mas que o rapaz estava quase correto: como são quatro blocos e 2 apartamentos por andar em cada um, então temos oito apartamentos por andar. Cheguei no restaurante junto com os rapazes, que surpreendentemente também estavam indo almoçar nesse restaurante “de pobre”. Eles entraram fazendo balbúrdia e correndo para pegar a melhor mesa. Enquanto isso me encaminhei calmamente para o balcão de comidas e comecei a me servi. De repente um dos rapazes passou na minha frente para se servir primeiro. Claro, sem pedir licença. No momento de pesar seu prato ele demorou alguns minutos a mais perguntando ao atendente sobre o restaurante, quantas vezes ele podia se servir, se alguém iria levar um suco na mesa, coisas desse tipo para “entender” melhor o local. Como queria tranqüilidade para minha refeição, resolvi subir para o 2o andar. Já estava eu acomodada em uma mesa, quando observei chegar uma moça, também bem vestida, bonita, e sentar sem nenhuma cerimônia numa mesa onde já estava sentado um senhor. Licença pra que, já que as mesas são coletivas???!!! Logo que o senhor foi embora, chegaram mais cinco moças do mesmo padrão e sentaram numa outra mesa onde só havia quatro cadeiras, então uma delas foi até a mesa da primeira moça e retirou, novamente sem cerimônia, uma das cadeiras. Poderia dizer aqui que houve bate-boca, pois a moça estava esperando mais amigos, mas não houve nada disso, afinal as moças são civilizadas e sabem que as mesas são coletivas. O que me assombrou foi a despudorada falta de educação desses jovens, que tem a oportunidade de estudar em uma faculdade particular e conceituada! Já fico imaginando que em suas casas eles são acostumados a ser servidos e são daquele tipo de gente que sabe que a escravidão acabou e por isso mesmo pagam altos salários a seus empregados. E se eles recebem salários, pra que tem que receber educação e gentilezas também? Não estão sendo pagos para fazerem seus serviços e prestarem seus serviços aos mais abastados? Eles, sim, são quem tem que ser educados e gentis com seus patrões! Não pude deixar de me indignar com a atitude desses jovens, mas sai educadamente do restaurante sem dizer uma única palavra, covardemente. Penso que, para me redimir, escrevi este texto.Acredito que a educação começa em casa e temos a obrigação de orientar e ensinar nossos filhos, desde bem pequenos, a dizerem sempre palavras como “por favor”, “obrigado”, “com licença”. Ou será que educação é só coisa de pobre?

2009 - SOB A REGÊNCIA DO SOL

Postado por Lys Áurea Buzzi

Sol, o astro que é o centro do nosso sistema solar, será o Regente de 2009. No ocultismo, o Sol é graficamente representado por um círculo com um ponto no centro, por uma roda ou um disco por vezes irradiando raios. Outras vezes o sol está associado a um olho. Para os Astecas, o sol nascente era simbolizado pela águia. O Sol é reverenciado por todos os Magos, Bruxos e Feiticeiros como o símbolo do espírito manifestado. Na mitologia, na arte e na literatura, o Sol também representa um princípio psicológico que transcende tempo e espaço. Podemos dizer que o Sol é o símbolo da nossa capacidade de dirigir a nossa vontade. O Sol pode ser associado ao nosso "Eu interior", que dita as regras para as nossas ações. O Sol gera prazer e entusiasmo na vida em grupo. Sob a regência do Sol, 2009 será o ano da consciência, da alegria, da determinação e da força de vontade. MITOLOGIA Na mitologia de diversas culturas, o Sol, já foi chamado por muitos nomes; Apollo, Rá, Amaterasu etc... Os gregos o chamavam de "Hélios" e os romanos o chamavam "Sol Invictus". A jornada diária do Sol, que começava no leste e terminava no oeste, local onde Hélios completava sua ronda diária e flutuava de volta para o seu palácio no leste em uma taça dourada, era naturalmente inspiradora. Na Mitologia Grega, Hélios era filho dos titãs Hipérion e Téia, irmão de Eos e Selene. Era representado como um jovem com a cabeça coroada com uma auréola de raios dourados, carregando um chicote e conduzindo, no céu, um carro de fogo puxado pelos cavalos Pírois, Eoo, Éton e Flégon (nomes relacionados com o fogo e com a luz). Ele surgia do oceano, no crepúsculo, para conduzir sua biga pelo céu, carregando o sol e descendo à noite a oeste. Via tudo e sabia de tudo, sendo freqüentemente convocado por outros deuses para servir como testemunha. Era o rei do controle do tempo e as deusas do dia, do mês, das estações e do ano o serviam. Hélios também era o pai de alguns dos mais importantes personagens mitológicos. Com sua esposa, Oceanid Perseis, Hélios teve três filhos lendários: Circe, Pasiphae e Aeetes. Estes "filhos do Sol" são citados na mitologia e literatura como Helíades. Duas de suas amantes mortais foram transformadas em plantas heliotrópicas (plantas cujas flores viram-se para o sol) e em olíbanos. Aquelas plantas eram sagradas para Hélios. Os seus animais sagrados eram o galo e a águia. O colosso de Rodes, foi construído em sua homenagem, pois Hélios era casado com Rodes, filha de Poseidon. ASTROLOGIA Vamos iniciar 2009 ainda sob a influência de Marte, cuja principal função em 2008 foi despertar o nosso espírito guerreiro e empreendedor. Esta influência permanecerá ainda durante o primeiro trimestre do próximo ano. Somente à partir de 21 de março, um sábado, terá início o "Ano Novo Astrológico" que será regido pelo Sol, o astro que representa a luz, a vida e o calor. Simboliza o conhecimento, a busca de realizações, a capacidade criadora e a verdadeira individualidade. Governa a autoconfiança, o poder, a honra, a dignidade e a nobreza. No ser humano o Sol rege o coração, a visão, mais especificamente o olho direito no homem e, o esquerdo na mulher, o cérebro, a vitalidade em geral e a longevidade. Favorece: O magnetismo pessoal, a verdade e a honestidade. O Sol é o regente do signo de Leão e tem sua exaltação em Áries. Seu elemento é o fogo e seu metal é o Ouro. A ASTROLOGIA CHINESA O ano de 2009 (ano 4707 no calendário chinês), é o Ano do Boi, do elemento Terra, polaridade Yin, que se inicia em 26/01/2009 e termina em 13/02/2010. Na cultura chinesa, o ano do Boi é sempre um ano conservador, propício para se manter as tradições. Este não será um ano apropriado para os atalhos complicados. Período em que nenhum sucesso poderá ser obtido sem esforços. Favorecendo a estabilidade e o crescimento onde a paciência e a diligência compensarão o trabalho. A influência conservadora do Boi estará presente no nosso dia-a-dia durante o próximo ano. A maioria dos conflitos surgirá mais pela falta de comunicação e da recusa em dar atenção aos pequenos detalhes técnicos do que qualquer outra coisa. Melhor será aplicar-se diligentemente do que perder tempo depois discutindo com autoridades (Chefes, Fiscais etc.). Tenha certeza: num ano que favorece a disciplina, ela prevalecerá! No entanto, seja paciente e tudo resolver-se-á a contento.O ano do Boi, sem dúvida dará bons frutos, mas o lema deverá ser: "Sem trabalho, não há recompensa!" O tempo não espera pelo homem, se formos preguiçosos para semear, não poderemos culpar ninguém por não termos o que colher. Vamos nos deparar com muitas situações que irão requerer a nossa atenção, e a lista de tarefas nos parecerá interminável. Neste ano, vamos sentir o peso da responsabilidade caindo sobre nós. Portanto, o Ano do Boi será um período de intenso trabalho, cumprimento do dever e disciplina. No geral, este será um ano em que as experiências e atribulações que o Boi nos traz, será sentida principalmente em nossas casas. Este será um bom ano para resolver assuntos domésticos e para "pôr a casa em ordem". NUMEROLOGIA O número que regerá o ano de 2009 é o 11 (e não o 2, como afirmam alguns). Isto porque ao somarmos os dígitos do ano (2+0+0+9) obtemos um número de dois dígitos (11), que é um Número Mestre e em Numerologia. Um número mestre não é reduzido para um único dígito. O termo "Mestre" refere-se à sua elevada capacidade vibracional para atrair situações benéficas (como um ímã), que terão forte impacto, implicações e efeitos sobre a humanidade. Com o número 11 regendo a energia de 2009, as pessoas serão impelidas a aprender o verdadeiro significado do que é ser um indivíduo que faz parte de uma coletividade e que portanto deve agir como um ser universal.Todos os números têm um campo específico da energia eletromagnética que, quando combinado com outros números, cria condições que influenciam a nossa vida coletiva. O 11 é um dos números mais potentes destas combinações e suas vibrações devem ser administradas e manuseadas com cuidado. Metaforicamente, o número 11 simboliza um ponto em nossa jornada, uma bifurcação na estrada, onde quer que tenhamos chegado, em que uma decisão deve ser tomada (para escolher qual caminho seguir, se à direita ou à esquerda). Um destes caminhos irá nos garantir uma mudança positiva, de crescimento e elevação enquanto que o outro nos levará à estagnação, à perda de iniciativa, de finalidade e direção (devido a uma resistência em mudar, inovar ou rever decisões ou condutas anteriores).Durante 2009 a energia do número 11 será um desafio para toda a humanidade que terá de escolher o caminho positivo (mudança de mentalidade) ou continuar com uma trajetória de negatividade, engano, irresponsabilidade, desonestidade, injustiça, intolerância social e criminalidade (que só poderá nos conduzir ao abismo e às trevas).Astrologicamente, o número 11 está diretamente ligado ao Planeta Urano, formando uma verdadeira parceria, um sistema de energia cósmica conhecido como "A Grande Limpeza". Ao longo de todo o ano de 2009, o Número 11 e Urano trabalharão em conjunto, para a derrubada dos sistemas corruptos. Urano estará assumindo um papel especializado durante 2009, uma vez que percorrerá o mundo buscando por atos de injustiça e corrupção. Seu único foco será a eliminação da ganância, corrupção, perversão, depravação e todas as coisas que podem ser até legalmente aceitas, porém moralmente desonestas.Urano é conhecido como o planeta das "ações relâmpago". Isso quer dizer que pode agir em qualquer lugar a qualquer hora, no desempenho da sua agenda de "arrumação da casa". Como um "Policial Cósmico", quando Urano detecta situações de corrupção, elas são abruptamente desfeitas e arrasadas. Em 2008 testemunhamos o inícios desta tempestade que se aproxima, com o colapso dos mercados financeiros, dos empréstimos hipotecários corrompidos e de mecanismos financeiros distorcidos. O mais grave de todos eles, tem sido o uso indevido de recursos dos contribuintes e a manipulação de fundos de pensão por instituições até então confiáveis.De início, poderemos até achar que 2009 será uma continuação do cenário econômico atual, mas, no decorrer do ano, haverá uma recuperação lenta e gradativa, através da implementação de políticas bancárias justas e corretas, e da reengenharia dos controles governamentais que resultarão na estabilização da economia global. Ao final de 2009, a energia de Urano e do número 11 terão esmagado e afastado todas as influências negativas que vêm impiedosamente controlando a economia mundial durante os últimos vinte anos.Em 2009, um novo presidente vai tomar posse nos EUA, Barack Obama, que nasceu em 04 de Agosto de 1961. Observe que sua data de nascimento quando somada e reduzida resulta no número 11. (04+08+1961) = 29 (2+9) = 11. Seu nome popular (Barack Obama) tem 11 letras. Seu primeiro e último nomes tem um total de 5 vogais e 6 consoantes (5+6 ) = 11. Será que tudo isso é mera coincidência? ORIXÁS OXÓSSI, O ORIXÁ REGENTE DE 2009 O próximo ano se inicia sob a regência de Oxóssi, o Orixá da caça e da fartura, protetor das matas, dos animais da floresta e dos caçadores. A coleta e a caça são as formas mais primitivas da busca por alimento, são esses os domínios de Oxóssi, orixá que representa aquilo que há de mais antigo na existência humana: a luta pela sobrevivência. Oxóssi é o orixá da fartura e da alimentação, aquele que aprende a dominar os perigos da mata e vai em busca da caça para alimentar sua tribo. Mais do que isso, Oxóssi representa o domínio da cultura (entendendo a flecha como utensílio cultural, visto que adquire significados sociais, mágicos, religiosos) sobre a natureza. Veste-se de verde, azul turquesa e vermelho. Sempre traz consigo o seu Ofá (arco e flecha). Na mitologia Yorubá, Oxóssi era ajudante do irmão Ogum e carregava suas armas. Certo dia, numa das caçadas, encontrou Ossain, que vivia na floresta e era um mago. Ossain enfeitiçou Oxóssi que ficou servindo a ele por algum tempo. Quando o efeito do feitiço passou, Oxóssi quis voltar para casa, mas sua mãe, Iemanjá, não o aceitou. Então, Oxóssi voltou para a mata e foi morar com Ossain, que lhe ensinou todos os mistérios da floresta e de seus habitantes. Desde então, Oxóssi tornou-se um grande caçador, passando a garantir a alimentação da família e defendendo os animais e plantas de pessoas que matam sem necessidade. ANGEOLOGIA - MICHAEL / MIGUEL ARCANJO DO SOL O Anjo regente de 2009 será o Arcanjo Miguel ou Michael.. Seu nome significa, Príncipe da Luz, Grito de Batalha, Comandante do Exército Celeste. Controla as chamas. Quando acender uma vela, peça para ele queimar tudo que é passageiro e peça permissão para o eterno brilhar. Padroeiro dos Policiais, Arcanjo da coragem, defende e protege.Michael é o arcanjo regente do Sol e do domingo, sua cor é dourado ou amarelo, como os raios do Sol. Protege, de forma generalizada, os nascidos sob o signo de Leão. Obtém solução para tudo: abre caminhos, resolve problemas financeiros, cria novas opções de vida, cura corpo e mente, afasta sensações de angústia e opressão, traz novos empregos. Protege artistas, cirurgiões plásticos, policiais, pais de família, comerciantes, pescadores, autônomos em geral. O Sol é expansivo e seu arcanjo é capaz de abranger a totalidade de qualquer problema. Os raios solares destroem as trevas e trazem a luz.Hierarquia angelical: Arcanjos - Ancoram com floresSão os líderes entre os anjos, os generais do céu. Salmo 118 - Elemento: Fogo sutil (Espada/Balança) Estão ligados aos espíritos planetários.Auxiliam os homens nas situações de perígo físico.Nesta esfera atua também o Arcanjo Raphael. RUNAS: SOWILO - O SOL REGERÁ 2009 A habilidade para derrotar o mal é universalmente atribuída ao Sol. Em latim um dos nomes do Sol tem o significado de "invicto", porque em qualquer batalha entre a luz e a escuridão, a Luz sempre é vitoriosa. Esse símbolo em sânscrito significa: tudo está bem! É ainda um dos mais antigos símbolos mágicos, esculpido em cavernas da pré-história. Significa força vital. Sowilo é a Runa da vitória. Para os celtas, o Sol era o símbolo da força da vida, a vitalidade existente entre todas as coisas vivas, incluindo a humanidade. É a Runa da saúde, da vitalidade e do sucesso. O lema para 2009 é a transparência nas atitudes, é a ativação dos vórtices energéticos (rodas de poder) e da força espiritual para a abertura mental. Em 2009, O propósito de Sowilo é a integridade que a sua natureza requer. Incorpora o impulso em direção à alta realização e indica o caminho que você terá que seguir, não por motivos ocultos, mas pela essência da sua individualidade. Sowilo aconselha você abrir-se, deixando a luz iluminar partes da sua vida que estavam ocultas. Para realizar isto poderá ser necessário um profundo reconhecimento para admitir algo dentro de si que foi durante muito tempo ignorado. A procura da integridade é a procura do guerreiro espiritual. No entanto, aquilo em que você está tentando se transformar é na verdade aquilo que por natureza você já é. Tome consciência da sua essência, dê-lhe forma e expresse-se de uma maneira nova e criativa. Esta runa, de grande poder, põe toda a força vital do universo à nossa disposição, marcando 2009 como um tempo de regeneração em todos os setores de nossas vidas. TÔNICA PARA 2009 - Sublimar o orgulho e a vaidade.- Pontuar a dramaticidade.- Desenvolver a auto- expressividade e a consciência de si.- Responsabilidade com a paternidade.- Garimpar a autosuficiência, autonomia e independência.- Patrulhar a arrogância.- Dimensionar o autoritarismo.- Realinhar a ousadia.- Agregar dignidade, honra e generosidade.- Constância na transparência.- Monitorar o brilho pessoal.- Praticar a espontaneidade SIMPATIAS PARA O ANO NOVO: PARA TER A CARTEIRA SEMPRE CHEIA DE DINHEIRONa véspera do ano tenha com você 7 moedas correntes, de qualquer valor. 7 minutos antes da virada, distribua 6 moedas para amigos ou familiares que estiverem presentes e guarde a última com você. Mantenha-a na carteira até o final do ano, este será o seu talismã!PROTEÇÃO E ILUMINAÇÃOFaça uma vistoria em sua casa e troque todas as lâmpadas que estiverem queimadas. Na passagem do ano, às 24h00min horas, acenda todas as lâmpadas e receba com carinho e muito amor todas as bênçãos para o novo ano que se inicia. Poderá ser feito também dia 20 de março, quando começa o ano astrológico.PROSPERIDADE PARA A FAMÍLIANa passagem do ano, coloque um punhado de arroz cru em cada canto da casa mentalizando fartura, prosperidade e saúde para todos. Retire esse arroz no dia 6, de Reis e jogue num jardim.CEIA DE PASSAGEM DO ANOProcure colocar sobre a mesa alguns ramos de trigo, eles vibrarão fartura. As lentilhas não podem faltar... Você deverá comer 3 colheres destas antes de qualquer outra refeição, fazendo 3 (três) pedidos diferentes, um para cada colherada. Peça com fé.PARA CONQUISTAR UM NOVO AMORCompre um quartzo rosa, deixe-o submerso em água e sal grosso de um dia para o outro, no dia seguinte depois de passá-lo em água corrente, deixe-o exposto ao sol durante, no mínimo, uma hora. Use esse quartzo rosa na virada do ano, mantendo-o na bolsa ou na cabeceira da cama durante o ano. RITUAL DE INICIAÇÃONo dia 1º do ano, em qualquer hora que esteja tranqüilo(a) e sereno(a), acenda uma vela branca. Solte-se, relaxe e olhe durante 3 minutos para a chama da vela e, em seguida, faça as seguintes afirmações:DEUS DE INFINITA BONDADEQue eu seja banhada(o) pela luz primordialQue eu esteja unida(o) com a sabedoria da TerraQue eu identifique meu espaço dentro do conceito cósmicoQue eu tenha percepção das energias sutisQue eu seja um espelho da força do amorQue eu limpe as nuvens de minha visãoQue eu saiba o que é preciso saberQue eu revele a verdade e o caminho mais sábioQue eu enxergue através da perspectiva superiorQue eu aceite o ser humano sem julgamentosQue eu possa sempre manter a tolerânciaQue eu exerça o significado real do amorQue eu possa aceitar e usar minha própria forçaQue eu e meu Eu Superior atuem em conjuntoQue eu mantenha sempre a calma interiorQue eu respeite o Livre Arbítrio do outroQue eu tenha o equilíbrio entre as polaridadesQue eu irradie luz através da própria força criadoraQue assim seja e assim será! Sempre!CRESCIMENTO PROFISSIONAL E PROSPERIDADEDia 6, dia de Reis, coloque uma romã dentro de um saquinho confeccionado de pano vermelho e ofereça aos 3 Reis Magos: Baltazar, Gaspar e Melchior. Pendure esse saquinho atrás da porta e deixe lá o ano inteiro. Poderá ser feito também no dia 20 de março, quando começa o ano astrológico. SIMPATIAS DOS ORIXÁS ORAÇÃO A OXÓSSI- Para abrir os caminhos e viver com fartura em 2009 -"Que o labor de Oxóssi me estimule a conquistar sucesso e fartura à custa de meu próprio esforço.Que suas flechas caiam à minha frente, às minhas costas, à minha direita e à minha esquerda,cercando-me para que nenhum mal me atinja."Okê Aro, Oxóssi !!!! SIMPATIAS E OFERENDAS PARA YEMANJÁ Pule sete ondas, coma lentilha, sete uvas brancas ou sete grãos de romã, vista-se de branco ou de azul-claro e insense sua casa. Ame muito seu próximo neste dia, reze e lembre-se muito da Virgem Maria, pois ela é saudada como a Senhora dos Navegantes neste dia 31 de dezembro. Vale tudo para atrair a paz, o amor e a sorte no ano novo. Contudo, nas religiões afro-brasileiras, é costume fazer pedidos e dar presentes para Yemanjá no réveillon. Entrar em sintonia com esta Yabá é ideal para aqueles que querem casar, mudar de casa, ter um filho, ou simplesmente "gerar" um novo projeto, conseguir um emprego, mudar de vida. A cerimônia, quando possível, deve ser feita na beira do mar, perto de uma nascente ou de um rio, ou até mesmo na beira de um lago. Mas, saiba que você pode fazer oferendas para Yemanjá mesmo em sua casa. Faça a cerimônia descalço(a) e com os pés no chão. O contato com a Terra produz energias positivas e descarrega as negativas.Oferendas para Yemanjá: Flores brancas, champanhe, perfumes, sabonetes, espelhos, bijuterias prateadas. Acenda uma vela branca ou azul claro.Faça os seus pedidos com muita fé e não se esqueça de retribuir a graça alcançada, doando alimentos aos mais carentes. Para gerar abundância precisamos ser generosos: O universo tem suas leis!Muito Axé e Feliz 2009 !

EROS E PSIQUÊ

continuação...

Então, a nossa heroína, Psiquê tentou se matar, mas as águas do rio ficaram encantadas com a beleza da jovem e jogaram a mocinha de volta à terra. Por perto estava Pã, que a consolou e disse que não desistisse de seu amor. Ela então passa a procurar Eros em toda parte e foi parar no Palácio de Afrodite.Afrodite descobre que no rochedo, Psiquê não fora entregue ao monstro como ordenou, mas o que é pior, tornara-se amante de seu filho. Ela fica irada! Rasga as roupas da pobre moça e a espanca. Ninguém merece uma sogra dessas!Pra completar, deu um monte de tarefas dificílimas para a coitadinha.Na primeira tarefa, a coitada teria que separar um monte enorme de sementes em uma noite. Psiquê, de tanto chorar de desespero, adormeceu. As formigas, com pena dela, fizeram a tarefa.Afrodite ficou decepcionada. Arranjou outra tarefa mais difícil.Segunda tarefa: Psiquê teria que apanhar lã dourada de carneiros ferozes. Eles davam violentas chifradas e suas mordidas eram venenosas. Novamente a pobre moça se desespera e quer se atirar num rio próximo. Um caniço, à beira do rio, aconselha Psiquê a não pegar a lã com sol a pino. Esperasse o entardecer, quando os carneiros ficariam mais mansos e descansariam sob as árvores e ela poderia pegar os flocos de lã presas nas ramagens. E foi o que ela fez.A sogrinha inventou outra tarefa mais difícil ainda:Terceira tarefa: mandou a pobrezita escalar um rochedo íngreme e lá de cima, pegar água de uma fonte que alimentava os rios infernais: o Cocito e o Estige. Deu para Psiquê um vaso de cristal onde a água deveria ser colocada e entregue nas mãos de Afrodite. Dois perigosos dragões cuidavam da fonte. Imagina o desespero da Psiquê. Ela queria de novo se matar, mas Zeus em pessoa resolveu ajudá-la, disfarçado de águia. Zeus/águia pegou o vaso, encheu com a água pedida e trouxe para Psiquê.Mas aí a deusa Afrodite resolveu abusar:Quarta tarefa: a mais difícil de todas. Psiquê deveria descer ao mundo subterrâneo. Lá encontraria Perséfone e pediria a ela, em nome de Afrodite, o seu creme de beleza imortal . Não poderia olhar o creme, ou tomá-lo para si. Mas pedir uma coisa dessas a uma pobre mortal! Aí também é de lascar. Ela achou uma torre e queria se matar. Vocês não vão acreditar: a torre conversou com Psiquê. O que ela disse?- Leve um pedaço de bolo de cevada e mel em cada mão para dar o para o Cão Cérbero, guardião do umbral do mundo subterrâneo. Duas moedas para o balseiro Caronte para pagar ida e volta e não dê atenção a ninguém, mesmo que te peçam ajuda.Psiquê encontra um homem manco com um burro também manco, carregando lenha e o cara pede ajuda e ela não deu bola. Encontra Perséfone que lhe dá o tal de creme. Na volta, um velho sai da água e lhe pede ajuda. Ignorou o velho. Até aqui tudo bem, mas que mulher não abriria o pote de creme? Fala sério! Foi aí que a moça se deu mal. Quando abriu a caixa ou pote de creme, entrou num sono profundo dos mortos. Eros fica sensibilizado com a luta da amada por ele. Desce ao mundo dos mortais e atinge Psiquê com uma de suas flechas. Psiquê desperta e Eros a transporta para o Olimpo. Eros consegue a pemissão de Afrodite para casar com Psiquê que é transformada em imortal. Sua filha com Eros recebe o nome de Volúpia.
THE END
Esta é a versão de Apuleio do Mito Eros e Psiquê.

MITOLOGIA: PSIQUÊ

A QUE LUTOU POR SEU AMOR
Psique quer dizer ALMA. Este mito simboliza a mulher que coloca o relacionamento amoroso acima de tudo, assumindo todos os riscos e consegue o que quer. É um dos poucos mitos que tem final feliz. Por sinal, trata-se de um dos mais belos mitos gregos.
Psiquê era filha de um rei, dotada de imensa beleza. Toda esta beleza fez com os mortais a adorasse como se fosse uma deusa e os altares da deusa Afrodite, a deusa da beleza, estavam ficando vazios, por causa da mortal, Psiquê. Como a filha não conseguia, apesar de toda a beleza, casar-se, seus pais consultaram o oráculo que ordenou que Psiquê fosse exposta em um rochedo. Afrodite então, enviou seu filho Eros, para cumprir a vingança da mãe. Eros deveria vigiar a mortal no rochedo. Acidentalmente, Eros fere-se com uma de suas próprias flechas e fica loucamente apaixonado por Psiquê. O mito aqui relatado é uma das versões. Eros ordena ao vento Zéfiro que transporte Psiquê para seu palácio e lá eles passam a viver como se fossem casados e felizes.
Há uma interdição: ela não poderá ver o marido.
Eros vive durante o dia no Olimpo, próximo aos outros deuses, à noite, foge para o palácio, para sua amada. Psiquê, no palácio é atendida em todos os seus desejos por vozes. Um dia, engravida.
Mas as irmãs de Psiquê, muito invejosas, procuram-na e descobrem que vive com um homem em um palácio. Inicialmente, Psiquê tenta esconder sua história, mas não resiste e conta que vive com alguém a quem não poderá ver o rosto. As maldosas irmãs convencem Psiquê de que não poderia viver com um homem a quem não conhecia. Poderia ser um monstro. Deveria então, com uma lamparina na mão e uma faca na outra, matar o marido, que não passaria de uma serpente monstruosa. À noite, com uma lamparina, aproxima-se do amante e fica em êxtase diante de tanta beleza imortal. Fere-se, acidentalmente, com uma das flechas de Eros e por ele fica loucamente apaixonada. Um pouco do óleo fervente da lamparina cai sobre o ombro de Eros, queimando-o. O deus, enfurecido, voa para o Olimpo com a intenção de nunca mais voltar.
Desesperada, Psiquê tenta se lançar às águas caudalosas de um rio próximo. Mas as águas do rio, encantadas com a beleza de Psiquê, jogam-na de volta à terra.
A história continua...

LENDA DO ECLIPSE

Postado por Lys Áurea Buzzi

Quando o Sol e a Lua se encontraram pela primeira vez se apaixonaram perdidamente e a partir daí começaram a viver um grande amor.Acontece que o mundo ainda não existia e no dia que Deus resolveu cria-lo,dando então o toque final... o brilho!Ficou decidido também que o Sol iluminaria o dia e que a Lua iluminaria a noite, sendo assim seriam obrigados a viverem separados.Abateu-se sobre eles uma grande tristeza quando tomaram conhecimento de que nunca mais se encontrariam.A Lua foi ficando cada vez mais amargurada, mesmo como brilho que Deus havia lhe dado, ela foi se tornando solitária.O Sol por sua vez havia ganhado um titulo de nobreza “Astro Rei”, mas isso também não o fez feliz.Deus então chamou-os e explicou-lhes: Vocês não devem ficar tristes,ambos agora já possuem um brilho próprio.Você Lua, iluminarás as noites frias e quentes, encantarás os enamorados e será diversas vezes motivos de poesias..Quanto a você Sol, sustentarás este titulo porque serás o mais importante dos astros, iluminarás a terra durante o dia, fornecerá calor para o ser humano e a sua simples presença fará as pessoas mais felizes..A Lua entristeceu-se muito com seu terrível destino e chorou dias e dias a fio... já o Sol ao vê-la sofrer tanto, decidiu que não poderia deixar-se abater pois teria que dar-lhe forças e ajuda-la a aceitar o que havia sido decidido por Deus.No entanto sua preocupação era tão grande que resolveu fazer um pedido a Ele:Senhor, ajude a Lua por favor, ela é mais frágil do que eu, e não suportará a solidão...E Deus, em sua infinita bondade, criou as estrelas para fazerem companhia a ela.A Lua sempre que esta muito triste recorre as estrelas que fazem de tudo para consola-la, mas que quase sempre não conseguem.Hoje eles vivem assim... separados, o Sol finge que é feliz a Lua não consegue esconder que é triste.O Sol ainda esquenta de paixão pela Lua e ela ainda vive na escuridão da saudade.Dizem que a ordem de Deus era que a Lua vivesse sempre cheia e luminosa, mas ela não consegue isso... porque ela é mulher, e uma mulher tem fases.Quando feliz consegue ser cheia, mas quando infeliz é minguante e quando minguante nem sequer é possível ver o seu brilho.Lua e Sol seguem seu destino, ele solitário mas forte, ela acompanhada das estrelas mas fraca.Humanos tentam a todo instante conquista-la, como se isso fosse possível..Vez por outra alguns deles vão ate ela e sempre voltam sozinhos, nenhum dels jamais conseguiu traze-la ate a terra, nenhum deles realmente conseguiu conquista-la, por mais que achem que sim.Acontece que Deus decidiu que nenhum amor nesse mundo seria de todo impossível, nem mesmo o da Lua e do Sol... e foi aí então que ele criou o eclipse.Hoje ,Sol e Lua vivem da espera desse instante, desses raros momentos que lhes foram concedidos q que custam tanto a acontecer.Quando você olha para o céu a partir de agora e ver o que o Sol encobriu a Lua , é porque ele deitou-se sobre ela e começaram a se amar e é ao ato desse amor que se deu o nome de eclipse.Importante lembrar que o brilho do êxtase deles é tão grande que aconselha-se não olhar para o céu neste momento, seus olhos podem cegar de ver tanto amorBem, mas na terra também existe Sol e Lua...e portanto existe eclipse... mas essa era a parte da historia que você já sabia, não era?!
rascunho