quarta-feira, 28 de abril de 2010

O MITO DO PAI DEVORADOR

Voltando ao mito de GAIA ou GÉIA, a primeira deusa do Olimpo, e seu marido, URANO: Urano e Géia (Gaia) formam o primeiro casal da mitologia grega, segundo a teogonia de Hesíodo (em torno de 700a.C.), lembrando que teogonia é a geração dos deuses (criação dos deuses).
Urano simboliza o arquétipo do pai (arque=antigo). Um oráculo prevê que Urano será destronado e sucedido por seu filho. Apavorado, Urano passa a devolver todos os filhos dele e de Géia para o ventre da mãe. Gaia já não suporta as dores dos partos frustrados por Urano, com quem tem um filho, o caçula, chamado Crono(s). Gaia faz com Crono um pacto:dá a ele uma foice para que Crono castre seu pai.Castrado, tendo seu poder de masculinidade, os seus genitais arrancados pelo filho,o oráculo se cumpre e Urano é destronado e substituído por seu filho, Crono.
Crono casa-se com sua irmã Rhéa e um oráculo prevê que Crono será destronado por seu filho.
O que Crono faz? Permite que seus filhos nasçam para depois devorá-los. Novamente o filho mais novo de Rhea e Crono, Zeus, novamente ajudado por sua mãe, fará com que o oráculo novamente se cumpra. Quando Crono se prepara para devorar seu filho-Zeus, Rhéa substitui o filho por uma pedra e Zeus, imediatamente, acorrenta o pai devorador e com a ajuda de Métis, sua irmã, dá ao pai um líquido para provocar vômitos no pai, Crono, e assim Crono vomita os filhos devorados. Zeus expulsa o pai do Olimpo, mandando-o para o Tártaro.
Percebe-se aqui a compulsão de repetição: o pai tenta impedir o nascimento do filho (impedindo o nascimento dos filhos ou devorando-os) e
a mãe ajuda o filho a tirar o poder do pai (de alguma forma, o marido também a castiga, por sua compulsão sexual que a sujeita e por devorar os filhos dela).
E com Zeus, a compulsão por repetir também se manifestará?
Bom, depois de tirar o trono do pai, Zeus casa-se com sua irmã Métis. Métis fica grávida.Lá vem o tal de oráculo novamente avisar que de Métis sairia uma filha, que seria semelhante a um homem e que governaria os deuses e os homens.
O que fez Zeus?
Façam suas apostas:
a)devolveu para o ventre da mãe;
b)devorou a filha;
c)nenhuma destas opções.
Resposta: Zeus DEVOROU, ENGOLIU Métis!
Três gerações repetiram o mesmo roteiro!
O que aconteceu depois? Fica para o próximo capítulo.

terça-feira, 27 de abril de 2010

A MITOLOGIA GREGA: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA

Só para dar uma perspectiva histórica da Mitologia Grega:


Acho que a mitologia fica mais fácil se respeitarmos a cronologia. Hesíodo, 700 a.C. fez isso e acho que fica mais fácil e aproveitamos melhor esta ferramenta na vida da gente. O foco deste primeiro mito é o masculino (gênero), embora trate do Mito de Gaia.

A mitologia grega abriga o encontro do matrismo (dos povos agrícolas que viviam no Peloponeso e vizinhança, por influência oriental cretense) com o patrismo dos invasores bárbaros (hordas de indo-europeus vindas do centro europeu , adoradores de deuses masculinos, cultuando a guerra) invadem a região e dominam facilmente este povo. A população local marcada por um sistema identificado com o matriarcado adorava as deusas mães. Do sincretismo destas duas culturas nasce o Politeísmo grego, com seis deusas e seis deuses, com o poder nas mãos do masculino, pois a prioridade é sempre do vencedor.

COSMOGONIA E TEOGONIA (MITOLOGIA GREGA)

UMA TENTATIVA DE RESUMIR A COSMOGONIA E A TEOGONIA DE HESÍODO: viveu em torno de 700 a.C. O que mais me impressiona: a Cosmogonia de Hesíodo (criação ou geração do universo, do cosmo), é muito parecida com a teoria aceita pela comunidade científica hoje.

Estamos ouvindo falar das experiências realizadas neste momento pela comunidade científica mundial na tentativa de reproduzir o momento zero do universo, o Big Bang, a grande explosão.

Assim Hesíodo descrevia o início do mundo: no início era o CAOS, e CAOS é o primeiro deus do panteão grego. Caos é como a ciência chama o momento seguinte à grande explosão.

CAOS deu origem a GAIA ou GÉIA.
(Geo: Terra)
Segundo a visão da ciência contemporânea, após explosão, uma grande nuvem de poeira foi tudo o que sobrou. O que explodiu, até agora ninguém disse. Era uma vez um ponto. Este ponto explodiu. Encheu o espaço de uma imensa poeira cósmica(CAOS). Girando, girando, em alguns pontos esta nuvem de poeira se compactou e formou planetas, estrelas e formou a via láctea e formou a TERRA ou Géia ou Gaia, a primeira deusa.

Ela gerou o Céu (URANO) que ficava eternamente copulando com Gaia e tiveram filhos que o deus Urano devolveu ao ventre materno e nasceu CRONO, filho de Géia e Urano. Urano não queria que seus filhos nascessem por medo de perder o poder para um filho. Aqui, a situação humana comum, que se repetirá muitas vezes, inclusive em Édipo, de luta entre pais e filhos, os pais sempre temendo a perda de poder para o filho e o filho adulto castra o pai, tirando-lhe o poder (CRONO ARRANCA OS GENITAIS DE SEU PAI, URANO,COM UMA FOICE QUE A MÃE LHE DEU). E por aí vai. Devemos lembrar sempre que o mito é polissêmico, isto é, tem sempre mais de um significado, lembrando que cada mito tem muitas versões, porque ele é dinâmico e vai se transformando à medida em que são contados.
Exemplificando: Cronos que cortou os órgãos sexuais do pai e desta forma o destronou, será destronado por seu filho Zeus. Há uma compulsão de repetição de roteiro, na história humana.
O mito apontará um caminho para sair desta compulsão de roteiro, mas isto fica para o próximo capítulo.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O MITO DE GAIA

O MITO DE GAIA
Quero organizar uma teogonia. (theos= deus) (gonia= geração) de forma simplificada.
Vou tomar aqui o mito da primeira deusa olímpica, pela força no mundo contemporâneo, onde a chamada ECOLÓGICA exige nosso envolvimento, nossa participação.

GAIA ou GÉIA é a personificação da Terra como deusa. Ela é uma das primeiras divindades a habitar o Olimpo. Nasceu imediatamente após o deus CAOS.
Sozinha, sem nenhuma participação masculina, a deusa Gaia gerou o mar, as montanhas e o Céu ( que será seu marido: Urano). No mito cristão, Deus tirou a mulher da costela de Adão. Aqui, na mitologia grega, a mulher Gaia gerou seu consorte, Urano. Formaram o primeiro casal divino.Tiveram como filhos: os TITÃS, os CICLOPES e os HECATONQUIROS, gigantes com 50 cabeças e 100 braços.
Urano, temendo perder o reino para os filhos, cobria Gaia de forma frenética e insasiável e os filhos gerados, devolvia-os ao ventre materno. Gaia sofria fortes dores e ficava ressentida por não poder ver seus filhos crescerem.
Secretamente, Gaia salvou um dos filhos, CRONOS. Contou a ele seu sofrimento causado pelo pai dele, Urano. Gaia deu ao filho uma foice. Certo dia, quando Urano cobria Gaia, Urano, com a foice, decepou os órgãos sexuais do pai e os jogou ao mar. Separou assim o Céu da Terra.
Ligamos aqui, ao mito de Afrodite, que nasceu da espuma dos testículos de seu pai, Urano, jogados ao mar. Dos testículos uma grande quantidade de espuma se formou (AFROS=espuma) e dela nasceu AFRODITE.
Conta o mito que Cronos tirou seus irmãos do ventre materno, permitindo-lhes a vida.