quinta-feira, 20 de maio de 2010

SÃO SEBASTIÃO I (autoria: Erica Lorenz)

Arrepiando em rodopios
A alma ascende apertada em forma de perlage
Transbordando nos olhares de criança
Em anseio de um porvir.

Aprochego nada casual
O sol resplandece na pele
E desliza carinhos feitos de gotas de suor

As ondas guardam os gestos contidos
Que emanam ao som de Vênus sobre as águas,
A lua dorme enfim nos lábios
Quando então o sorriso desperta
Em brisa pelos teus cabelos.



Erica
02/2010

AMOR VERMELHO (autoria Erica Lorenz)

Amor Vermelho


Amor laico
Amor bruxo
Amor incompreendido
Amor sentido
Por todos os sentidos

Amor esculpido
Flutuante
Amor proibido
Vazando pelos poros
Amor que jorra
Amor acalento
Amor doce
Borbulhante

Amor sem reflexão
Reflexo puro
Da explosão

Amor lacerante
Em pinceladas
No olhar
Feitiço
Luz.

Erica / 2007

quarta-feira, 5 de maio de 2010

RETOMANDO A TEOGONIA E A COSMOGONIA DE HESÍODO


Trata-se de poema épico escrito por Hesíodo, em torno de 700 a.C..
Hesíodo sistematiza os mitos gregos. Neste poema escrito como hexâmetro, Hesíodo descreve a criação do mundo relacionando-a cronologicamente com o aparecimento dos deuses.
Hesíodo relata a cosmogonia (criação do Cosmo) que como já falamos, é muito semelhante ao que hoje temos como a criação do Universo a partir do Big Bang: no início era o CAOS (1º. Deus= Universo, o vazio primitivo). A partir daí, a sequência dos deuses gregos até chegar a Zeus (teogonia ou genealogia dos deuses).
Se considerarmos os caminhos da História Humana, a teogonia é puro reflexo dela. Quando o homem aparece na face da Terra, movimenta-se em hordas pelo planeta até que começa a se agrupar. Os primeiros agrupamentos se dão em torno da mulher que cuida de seus filhos e velhos da comunidade. O homem sai para caçar e a pescar e a mulher já conhece rudimentos de agricultura e com ela mantém alimentados os seus semelhantes, apenas com uma enxadinha. Surge a deusa mãe, espelhando esta força criadora e nutridora feminina, representada pelas deusas esculpidas chamadas de esteatopígeas. As formas exageradamente arredondadas apontam o poder das formas do feminino, o MATRIARCADO. O nível de organização do matriarcado não se apresenta de forma tão avançada.
Na mitologia grega: CAOS gera GAIA OU GÉIA (corresponde ao período do matriarcado grego). O CAOS dá também origem ao TÁRTARO (escuridão primeva), Hemera (o dia), NIX ( a noite), PONTO (a água primordial) (Urano representa fisicamente o Céu e Géia a Terra) enquanto Tártaro (escuridão) e Hemera (o dia), Nix (a noite), Ponto (a água primordial), não são deuses antropomórficos e sim, fenômenos naturais. No início era o Caos... A ORIGEM DO UNIVERSO.
Descendentes de NIX: TÂNATO (a morte), HIPNO (o sono) e ONEIRO (o sonho).
Descendem de PONTO: NEREU (o mais antigo deus do mar e pai das NEREIDAS.
FÓRCIS gerou monstros: as GÓRGONAS, EQUIDNA (com tronco de mulher e cauda de serpente) e ESFINGE.
O homem descobre o ARADO. Somente um homem consegue puxar um arado. A mulher perde a posição para o homem. GÉIA gera URANO sem participação de nenhum elemento masculino.
URANO representa o masculino no poder, como reflexo do patriarcado.

URANO e GÉIA (GAIA): deram origem aos filhos que foram chamados de TITÃS (FILHOS MACHOS): CRONO, OCEANO (água doce), HÉLIO, (o deus sol), JÁPETO e o gigante, os CÍCLOPES (seres com um único olho) e os HECATONQUIROS (gigantes com cem braços e cinquenta cabeças).
URANO e GÉIA tiveram como filhas as TITÂNIDES: TÊMIS (a lei), MNEMÓSINE (a memória). Outra deusa importante desta geração: MÉTIS (deusa da sabedoria), e RHEA ou RÉIA.
NETOS DE URANO E GÉIA:
Descendem de OCEANO: os RIOS e FONTES, as NINFAS (da terra firme) e os VENTOS.
HÉCATE (a dádiva) descende de CEOS.

Confirma-se o grau de desorganização do Universo que dá origem a seres com formas humanas, como Crono, e seres monstruosos: hecatonquiros e cíclopes e seres que representam a própria natureza: Oceano.
Como já vimos, Crono castrará, seu pai, Urano, jogará seus testículos ao mar e da espuma deles sairá AFRODITE ( a deusa da Beleza). Nesta versão, Afrodite é filha de Urano e irmã, por parte de pai, de Crono.
Crono jogará seu pai no Tártaro (na escuridão: o inconsciente) e casará com Réia, sua irmã.




GENTE, QUE CONFUSÃO!!!