quarta-feira, 14 de julho de 2010

PALAS ATENA OU ATENAS

Já sabemos que Zeus saiu vitorioso com a ajuda dos Cíclopes e dos Gigantes, e dos outros deuses e se tornou O DEUS DOS DEUSES E DOS HOMENS.
Aí ZEUS se casa com MÉTIS. Como já vimos, Métis engravida.
Lá vem o oráculo: diz que de Métis nasceria uma mulher que seria semelhante a um jovem homem e que conquistaria os deuses e os homens.
ZEUS DEVORA MÉTIS.
A competição eterna dos arquétipos masculinos continua. Compulsão de roteiro, instinto de morte?
Tempos depois, Zeus sente uma terrível dor de cabeça. NOSSA!!! São as dores do PARTO!
Chama o filho Hefesto e pede que ele lhe abra a cabeça (foi com um machado?).
Dela nasce PALAS ATENA, vestindo armadura, portando lança, (a mulher semelhante a um homem) que o oráculo profetizou.
Como diz Walter Boechat "Dentro de uma leitura arquetípica da psicomitologia, Atena representa o árquétipo da "anima", a capacidade de fantasiar e de imaginar que brota da mente masculina. No momento em que este brotamento ocorre, os sucessivos devoramentos cessam, e o equilíbrio se instala no Olimpo."
Continua Walter Boechat: "Somente a partir deste confronto com o feminino subjetivo pode o homem libertar-se da compulsão de devorar que o próprio patrismo lhe impõe."
Os trechos citados foram copiados do livro A Desconstrução do Masculino, pg32, editora Rocco, Rio de Janeiro, 1995.
Atena passa a ser a filha predileta de Zeus.
UMA SOLUÇÃO MUITO CRIATIVA! Copiei a postagem acima para continuar o nosso papo sobre a deusa ATENAS OU ATENA (alguns chamam esta deusa como Atená, que soa mais parecido com a pronúncia grega). ATENAS, DEUSA DA SABEDORIA. Já sabemos que quando Zeus ouviu o oráculo : de Métis nasceria.... Zeus engole Métis... sofre uma terrível dor de cabeça, pede para Hefesto abrir sua cabeá com um machado...dela nasce ATENAS. É a deusa MINERVA dos romanos. Ela apresenta características do masculino, yang: pragmatismo, previsão, planejamento, astúcia, foco, Realce para a supremacia da razão sobre a emoção, Embora simbolize a guerra, tem um temperamento pacíficoe prefere usar a inteligência no lugar da força para resolver conflitos, ao contrário do deus Ares. Quando a batalha é inevitável, tem uma enorme capacidade de traçar estratégias e operações militares e torna-se assim uma guerreira. Combinando a sabedoria com a justiça, ela é ponderada e misericordiosa, e por tais características é muito admirada pelos gregos. Foi protetora de Ulisses, de Hércules e protegeu também cidades, como por exemplo, a cidade de Atenas. Protegeu os gregos na Guerra de Tróia. Era a filha predileta de Zeus e recebeu dele a permissão para se manter casta, sendo portanto a única deusa virgem do panteão grego. Recebeu de Zeus o raio e o escudo que simbolizavam o poder de Zeus no Olimpo. É uma deusa do patriarcado, como podemos ver, pois nasceu no momento em que o patriarcado se estabelecia, tendo definitivamente vencido o matriarcado. Atenas, portanto, é defensora legítima do patriarcado, defendendo os valores do sistema. Diplomacia é uma das virtudes da deusa e podemos entrar em contato com este arquétipo quando enfrentamos dificuldades e obstáculos. ATENAS simboliza a vitória sobre os deuses devoradores e possibilita a convivência do gênero masculino com sua própria feminilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário