segunda-feira, 19 de julho de 2010

OXUM (continuação)

autoria: Érica Lorenz
OXUM - Continuaçao - ORIXÁ DO AMOR E DO OURO
OXUM é a Orixá do Amor, do Ouro, do Belo e Protetora das Crianças. Habita Cachoeiras, lagos, água doce, junto a pedras.
Quem desejar fazer uma oferenda a Oxum, ela gosta de flores, principalemente amarelas, pode ser uma rosa amarela, ou flores que estiverem disponíveis (ramalhetes de flores coloridas tb).
Gosta de se enfeitar: jóias e demais enfeites, sempre tem um espelho.

Das Orixás, é a que acalenta, mae doce, amiga, que acolhe. É ciumenta, em outro tópico contarei a história dela e de Obá. Obá é a terceira esposa de Xangô (Orixá da Justiça, com seu machado de dois lados tanto protege quanto pune. É dos Trovões e Tempestades. Tem três esposas, nesta ordem: Iansã, Oxum e Obá).

Analogamente a signos e outras tantas energias do Universo para melhor explicitar, somos "filhos de santos", as características marcam tendências de formaçoes psíquicas e, assim como nos signos, as outras "casas" seriam representadas por outros Orixás, geralmente definidos como "de cabeça", "de frente", "de trás da cabeça", etc. Os filhos de Oxum são conhecidos pela extrema capacidade de observaçao, de percepçao do derredor e pela refinada diplomacia. Na oraçao no próximo tópico há uma linha que comenta: "Opará que ao dançar rodopia como o vento sem que possamos vê-la", lembra um filho de Oxum em uma reunião ou evento, seja de que porte: "voa diafanamente"pelo salao entre os convivas.

Segue no próximo tópico uma oraçao para Oxum, traduzido do Yorubá. O chamado para Oxum é OREYEYEO6 (pronuncia oreyeyeoi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário