terça-feira, 7 de julho de 2009

NARCISISMO

SOBRE O NARCISISMO

Resolvi que hoje só quero falar do que não entendo. Vou falar o que acho porque estou com vontade. As pessoas estão levando tudo muito a sério e falar com “achismo” é uma vergonha internacional.
- Você é psicóloga?
- Não!
- É psiquiatra?
-Não!!
- Que merda que você é?
- Gente. Só gente. Os especialistas que se danem. Hoje vou falar abobrinha.
O mito de Narciso: você conhece?
O pai do Narciso, que era um rio, estuprou a mãe do rapaz: NASCEU O TAL DE NARCISO.
Aí tinha uma tal de Echo que morria de amores pelo moço, mas ele não aceitava amor, porque não sabia amar a não ser a si mesmo. E o desgraçado era lindo! E a Echo implorava para que ele a deixasse amá-lo. E ele não quis saber do amor da coitada. Ela não queria nada dele, seria apenas seu ECO, seu espelho, o refletiria. Mas ele não aceitou. Final da história: ela virou pedra. De tanto chorar, desidratou virou pedra, secou, morreu. Ele? Saiu procurando alguém igual a ele, mas nunca ninguém era igual, tão maravilhoso e ele, desesperado, suicidou-se. Dizem que ele só curaria de sua doença se sofresse um estupro, como a mãe, estuprada pelo rio. Final triste! Esta dupla sempre tem um final infeliz e todos viverão infelizes para sempre.
O que gera o narcisismo, você sabe? Nem eu. Desconfio que quando uma criança nasce e sua mãe acha que o filho é o próprio deus, quando olha para o filho não o vê como ser humano: ele é deus! Ela não terá a capacidade de olhá-lo como ser humano, com seus defeitos e qualidades. Quando o serzinho que vai ficando cada vez mais poderoso faz algo de errado, a mãe aplaude, ele não se vê refletido nesta mulher. O que vê é sempre a perplexidade de alguém que vê nele um deus. Aí pronto! ‘Tá feita a meleca! A cada dia em que se olha no espelho, ele só vê a perfeição. Ninguém serve para ser por ele amado. Nunca se coloca no lugar do outro. Sai por aí chutando todo mundo porque sua relação humana primeva: a mãe, nunca demonstrou dor com seus coices. E ele sai por aí coiceando. Ganha todas as mulheres, porque por azar, o desgraçado é bonito pra dedéu! Várias echos surgirão e ele chutará o trazeiro de todas. Com o tempo ele envelhecerá como todos os mortais e quando se olhar no espelho do passado, ficará com inveja de si mesmo. Não adianta: ele descobre que está só. Encontrou tantas mulheres, todas se derretiam por ele: ele deu um ponta pé grotesco em cada traseiro de cada uma das Echos. NINGUÉM É LINDO COMO EU! Ele casa, mas não se preocupa em dar amor a sua mulher. O casamento acaba. Se tiver filho e for diferente dele, como diria Caetano: “Narciso acha feio o que não é espelho”.
O Narciso ficou velho, mas ainda traz dentro de si o velho espelho do passado. Normalmente é introspectivo. Aliás, o homem grego era um ser essencialmente coletivo até que nasceu Narciso, que fez uma das maiores e mais lindas descobertas da humanidade: o si mesmo! NOSSA! Então alguma coisa de boa ele trouxe para a humanidade? Sim: ele ensinou a auto-reflexão e com ela a “individuação”, o auto-crescimento. Esta foi uma conquista fantástica e ele seria um cara muito interessante se pelo menos na maturidade ele amadurecesse, né?
Acho que todo Narcisismo tem um forte toque de “homoerotismo”. O cara se curte tanto que quer transar consigo mesmo. Que pena que não consiga enfiar seu próprio pênis em seu próprio trazeiro! Isto seria o máximo para Narciso! Se tiver uma filha parecida e bela como ele, será um pai sedutor. Talvez viva uma forma “sublimada” de uma relação endógena com esta filha, um incesto psíquico mas será de uma enorme pobreza. Qualquer relação que este ser tiver com o outro buscando a si mesmo será muito pobre, porque jamais conhecerá a si mesmo sem conhecer o outro.
Por que só falei do narcisismo masculino? Sinceramente, acho que o narcisismo feminino existe, mas a vida da mulher é cheia de momentos mágicos, sombrios, claros, que cedo ela aprenderá a ver o outro. Além de tudo, em nossa sociedade, a mulher é criada para amar e agradar, o que faz com que ela veja o outro. Quando estou preocupada em agradar o outro, isto já me diferencia: preciso ver do que você gosta, preciso oferecer meu calor, meu colo, ser mãe. SER MÃE, SER DEMÉTER! Deméter é um dos mais fortes símbolos da Grande Mãe. E a Grande Mãe é generosa! Geralmente é exigente com o filho: cobra amor. Mas desta forma o ensina a amar e amando-a, ele aprenderá a amar a todas as mulheres e como o símbolo da mulher é a Terra, este filho amará o planeta e amará todos os seres que nele vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário