quinta-feira, 9 de julho de 2009

O NARCISISMO NÃO EXISTE SÓ EM QUEM SE ACHA BELO...

AINDA O NARCISISMO:

o narcisismo não está ligado apenas à beleza física. O narcisismo manifesta-se na INCAPACIDADE DE VER O OUTRO.
Na essência, VER O OUTRO, a ALTERIDADE, aceitar o outro, amá-lo e respeitá-lo como ele é... ISTO É NARCISISMO.
Ele é facilmente detectável em situações como a que foi exposta, no caso, alguém que busca na beleza física, na confirmação desta beleza estética externa, a razão de viver. Nos dias de hoje, essa é uma busca que está enlouquecendo as pessoas, levando-as indiscriminadamente às mesas de cirurgia plástica, na procura compulsiva da beleza ideal. Observo isto como uma manifestação frenética da espiritualidade, desviada nos caminhos sempre perigosos e muitas vezes frustrantes das cirurgias plásticas. Não que desconsidere o valor das correções de traços que baixam a auto-estima das pessoas.
Em um programa de TV, uma belíssima jovem denunciava seu cirurgião plástico por erros graves, segundo ela, do cirurgião. Esta moça, para se candidatar e chegar a disputar um miss Brasil, devia ser linda antes das cirurgias a que se submeteu. Resultado: estava ela desolada com uma "cicatriz" no nariz e o pior: a cirurgia causou dificuldades respiratórias na jovem.
Vem também a lembrança de Michael Jackson, que passou a vida em mesas de cirurgia plástica buscando um rosto que nunca encontrou e assim acabou deformado.
O que ele buscava talvez fosse a aceitação de seu pai interno que o ridicularizava e dizia o quanto o achava feio. Ele não encontrou a paz que, com certeza, um bom psicoterapeuta com um bom tratamento de sua psíque teria concedido.
Mas há pessoas que vivem o narcisismo de forma diferente: acham-se melhores que os outros e não aceitam ninguém diferente de si mesmas. São donos da verdade.
Qualquer forma de narcisismo é um grande impecilho ao auto-aperfeiçoamento. Se somos parte de um todo, tudo o que existe que está fora de mim que compreendo como não sendo eu mesmo e é parte do todo, é também parte de mim. Quando reconheço que o outro faz parte desta totalidade da qual faço parte, admito que tudo que é bom e tudo o que é ruim e não está em mim, também sou eu.
Quando algo no outro irrita-me, parte de mim que escondi na sombra, na não consciência, está lá, exposta "malditamente" no outro, irritando-me e mostrando que lá também estou eu.
Quando absorvo este contéudo tão profundo e tão disperso, muitas vezes cruel de admitir, abro imensas possibilidades dentro de mim que me tornarão um ser melhor, mais tolerante com o outro e comigo mesmo, e aprenderei a conviver com conteúdos de minha própria sombra que desconhecia. Torno-me um ser melhor e muito mais vivo e interessante.
Estarei rompendo com meu NARCISISMO. COM CERTEZA, SEREI INFINITAMENTE MAIS FELIZ!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário