sábado, 19 de setembro de 2009

EROS E PSIQUÊ (ÚLTIMO CAPÍTULO)

ÚLTIMO CAPÍTULO: EROS E PSIQUÊ
Ela queria de novo se matar, mas Zeus em pessoa resolveu ajudá-la, disfarçado de águia. Zeus/águia pegou o vaso, encheu com a água pedida e trouxe para Psiquê.
Mas aí a deusa Afrodite resolveu abusar:
Quarta tarefa: a mais difícil de todas. Psiquê deveria descer ao mundo subterrâneo. Lá encontraria Perséfone e pediria a ela, em nome de Afrodite, o seu creme de beleza imortal . Não poderia olhar o creme, ou tomá-lo para si. Mas pedir uma coisa dessas a uma pobre mortal! Aí também é de lascar. Ela achou uma torre e queria se matar. Vocês não vão acreditar: a torre conversou com Psiquê. O que ela disse?
- Leve um pedaço de bolo de cevada e mel em cada mão para dar o para o Cão Cérbero, guardião do umbral do mundo subterrâneo. Duas moedas para o balseiro Caronte para pagar ida e volta e não dê atenção a ninguém, mesmo que te peçam ajuda.
Psiquê encontra um homem manco com um burro também manco, carregando lenha e o cara pede ajuda e ela não deu bola. Encontra Perséfone que lhe dá o tal de creme. Na volta, um velho sai da água e lhe pede ajuda. Ignorou o velho. Até aqui tudo bem, mas que mulher não abriria o pote de creme? Fala sério! Foi aí que a moça se deu mal. Quando abriu a caixa ou pote de creme, entrou num sono profundo dos mortos. Eros fica sensibilizado com a luta da amada por ele. Desce ao mundo dos mortais e atinge Psiquê com uma de suas flechas. Psiquê desperta e Eros a transporta para o Olimpo. Eros consegue a pemissão de Afrodite para casar com Psiquê que é transformada em imortal. Sua filha com Eros recebe o nome de Volúpia.
THE END
Esta é a versão de Apuleio do Mito Eros e Psiquê.
O que é que este mito significa? Aguarde...

Nenhum comentário:

Postar um comentário