quarta-feira, 28 de abril de 2010

O MITO DO PAI DEVORADOR

Voltando ao mito de GAIA ou GÉIA, a primeira deusa do Olimpo, e seu marido, URANO: Urano e Géia (Gaia) formam o primeiro casal da mitologia grega, segundo a teogonia de Hesíodo (em torno de 700a.C.), lembrando que teogonia é a geração dos deuses (criação dos deuses).
Urano simboliza o arquétipo do pai (arque=antigo). Um oráculo prevê que Urano será destronado e sucedido por seu filho. Apavorado, Urano passa a devolver todos os filhos dele e de Géia para o ventre da mãe. Gaia já não suporta as dores dos partos frustrados por Urano, com quem tem um filho, o caçula, chamado Crono(s). Gaia faz com Crono um pacto:dá a ele uma foice para que Crono castre seu pai.Castrado, tendo seu poder de masculinidade, os seus genitais arrancados pelo filho,o oráculo se cumpre e Urano é destronado e substituído por seu filho, Crono.
Crono casa-se com sua irmã Rhéa e um oráculo prevê que Crono será destronado por seu filho.
O que Crono faz? Permite que seus filhos nasçam para depois devorá-los. Novamente o filho mais novo de Rhea e Crono, Zeus, novamente ajudado por sua mãe, fará com que o oráculo novamente se cumpra. Quando Crono se prepara para devorar seu filho-Zeus, Rhéa substitui o filho por uma pedra e Zeus, imediatamente, acorrenta o pai devorador e com a ajuda de Métis, sua irmã, dá ao pai um líquido para provocar vômitos no pai, Crono, e assim Crono vomita os filhos devorados. Zeus expulsa o pai do Olimpo, mandando-o para o Tártaro.
Percebe-se aqui a compulsão de repetição: o pai tenta impedir o nascimento do filho (impedindo o nascimento dos filhos ou devorando-os) e
a mãe ajuda o filho a tirar o poder do pai (de alguma forma, o marido também a castiga, por sua compulsão sexual que a sujeita e por devorar os filhos dela).
E com Zeus, a compulsão por repetir também se manifestará?
Bom, depois de tirar o trono do pai, Zeus casa-se com sua irmã Métis. Métis fica grávida.Lá vem o tal de oráculo novamente avisar que de Métis sairia uma filha, que seria semelhante a um homem e que governaria os deuses e os homens.
O que fez Zeus?
Façam suas apostas:
a)devolveu para o ventre da mãe;
b)devorou a filha;
c)nenhuma destas opções.
Resposta: Zeus DEVOROU, ENGOLIU Métis!
Três gerações repetiram o mesmo roteiro!
O que aconteceu depois? Fica para o próximo capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário