segunda-feira, 26 de abril de 2010

O MITO DE GAIA

O MITO DE GAIA
Quero organizar uma teogonia. (theos= deus) (gonia= geração) de forma simplificada.
Vou tomar aqui o mito da primeira deusa olímpica, pela força no mundo contemporâneo, onde a chamada ECOLÓGICA exige nosso envolvimento, nossa participação.

GAIA ou GÉIA é a personificação da Terra como deusa. Ela é uma das primeiras divindades a habitar o Olimpo. Nasceu imediatamente após o deus CAOS.
Sozinha, sem nenhuma participação masculina, a deusa Gaia gerou o mar, as montanhas e o Céu ( que será seu marido: Urano). No mito cristão, Deus tirou a mulher da costela de Adão. Aqui, na mitologia grega, a mulher Gaia gerou seu consorte, Urano. Formaram o primeiro casal divino.Tiveram como filhos: os TITÃS, os CICLOPES e os HECATONQUIROS, gigantes com 50 cabeças e 100 braços.
Urano, temendo perder o reino para os filhos, cobria Gaia de forma frenética e insasiável e os filhos gerados, devolvia-os ao ventre materno. Gaia sofria fortes dores e ficava ressentida por não poder ver seus filhos crescerem.
Secretamente, Gaia salvou um dos filhos, CRONOS. Contou a ele seu sofrimento causado pelo pai dele, Urano. Gaia deu ao filho uma foice. Certo dia, quando Urano cobria Gaia, Urano, com a foice, decepou os órgãos sexuais do pai e os jogou ao mar. Separou assim o Céu da Terra.
Ligamos aqui, ao mito de Afrodite, que nasceu da espuma dos testículos de seu pai, Urano, jogados ao mar. Dos testículos uma grande quantidade de espuma se formou (AFROS=espuma) e dela nasceu AFRODITE.
Conta o mito que Cronos tirou seus irmãos do ventre materno, permitindo-lhes a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário