domingo, 30 de setembro de 2012

O SAGRADO E O PROFANO (MIRCEA ELIADE)

TRECHOS COPIADOS DO LIVRO "O SAGRADO E O PROFANO" DE MIRCEA ELIADE: " A manifestação do sagrado funda ontologicamente o mundo. Na extensão homogênea e infinita onde não é possível nenhum ponto de referência, e onde, portanto,nenhuma orientação pode efetuar-se, a hierofania revela um "ponto fixo" absoluto, um "Centro".(26) "Para viver no mundo é preciso fundá-lo - e nenhum mundo pode nascer no "caos" da homogeneidade e da relatividade do espaço profano. A descoberta ou a projeção de um ponto fixo - o Centro - equivale à Criação do Mundo..." (pg. 26). " Seja qual for o grau de dessacralização do mundo a que tenha chegado, o homem que optou por uma vida profana não consegue abolir completamente o comportamento religioso." (pg. 27) " Nessa experiência do espaço... locais privilegiados, qualitativamente diferente dos outros: a paisagem ou o sítio dos primeiros amores...Todos esses locais guardam, mesmo para o homem mais francamente não-religioso, uma qualidade excepcional,...são os "lugares sagrados" do seu universo privado..." (pg. 28) " O limiar que separa os dois espaços indica ao mesmo tempo a distância entre os dois modos de ser, profano e religioso. ( Mircea Eliade expõe a aqui a idéia de portais, umbrais onde acontecem os rituais de passagem". (pg 29). " No interior do recinto sagrado, o mundo profano é transcendido... Nos níveis mais arcaicos de cultura, essa possibilidade de transcendência exprime-se pelas diferentes imagens de uma abertura: lá, no recinto sagrado torna-se possível a comunicação com os deuses; consequentemente, deve existir uma "porta" para o alto, por onde os deuses podem descer à Terra e o homem pode subir simbolicamente ao Céu." (pg.29) " ... o homem religioso recebe a revelção de um lugar sagrado... as hierofanias anularam a homogeneidade do espaço e revelaram um "ponto fixo" ( em algum momento, Mircea Eliade exemplifica a cruz para simbolizar a revelação de uma terra descoberta por cristãos e a cruz simboliza um ponto fixo para os cristãos) (pg.31) " ... o sagrado é o real por excelência, ao mesmo tempo poder, eficiência, fonte de vida e fecundidade." (pg. 31) " Na realidade, o ritual pelo qual o homem constrói um espaço sagrado é eficiente à medida que ele reproduz a obra dos deuses". Pg.32). "... logo nos daremos conta de que o "mundo" todo é para o homem religioso, um "mundo sagrado". (pg. 32). ref.: Eliade, Mircea O sagrado e o profano: a essência das religiões Tradução: Rogério Fernandes - segunda edição - São Paulo: Martins Fontes, 2008.

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