segunda-feira, 27 de abril de 2009

SOBRE PEDOFILIA

Postado por Bernadete Hesse em 27/04/09

Precisamos conhecer mais sobre este assunto que não se esgota.
Atualmente, leio livro de Luciane Potter Bitencourt, com o título: Vitimização Secundária Infanto-Juvenil e Violência Sexual Intrafamiliar - Por uma Política Pública de Redução de Danos - Editora Lumen Juris, Rio de Janeiro - 2009.
Trata da violência contra o menor por abuso sexual dentro da família, com características de durabilidade, utilizando o menor para a satisfação dos desejos sexuais de um adulto que sobre ela tem relação de autoridade, estando o adulto vinculado à criança por laços socioafetivos. Esta condição, segundo Luciane, além de tratar de crime sexual, representa violação dos direitos humanos universais. Produz profundos traumas no menor que é um ser em formação, pertutbando psicologicamente o desenvolvimento da personalidade da criança ou adolescente.
O segredo no seio da família protege e torna o abuso sexual contínuo. A força deste segredo reside no medo do menor por ameaças feitas pelo abusador e também, muitas vezes, pela culpa que o abuso produz no abusado que é viciado precocemente em práticas que envolvem prazer.
Observa-se a violação da dignidade humana, da integridade física e psíquica e da liberdade sexual do menor .
Os danos causados ao ser abusado são de enorme complexidade, vitimando-o primariamente, posteriormente, se for denunciado o crime, o menor sofrerá outra forma de vitimização, a vitimização secundária, por sofrimentos durante a abordagem no inquérito policial, realizado por pessoas despreparadas para tal ato. Em um momento posterior, a vítima poderá sofrer pela atuação da mídia e após o escândalo, estigmatiza o menor que ainda sofrer por rejeição social.
Tantos sofrimentos e a justiça brasileira ainda descola o menor de seu estado de vítima e o trata como mera testemunha do crime sexual contra ele cometido.
Trata-se de dissertação de mestrado da autora que propõe novas práticas capazes de reduzir os danos, minimizando o sofrimento da criança ou do adolescente. Luciane denuncia o modelo assistencialista e paternalista da legislação anterior. A nova ordem constitucional coloca a criança e o adolescente na condição de sujeitos de direitos, muito embora permança, na prática, revitimizando-os. A criança ou adolescente que teve seus direitos constitucionais violados continua sendo tratada como objeto. Faz-se premente a capacitação de técnicos para ouvir a criança e o adolescente, respeitando a vulnerabilidade da vítima. Segundo a autora, os operadores do direito buscam, de forma obstinada, a verdade dos fatos, tratando a criança e o adolescente como objetos processuais, como testemunhas e meios de prova para a condenação do agressor. Esquecem o sofrimento que infligem a esta criança ou adolescente ao forçá-los a reviver o trauma, exarcebando o dano psíquico causado pela abuso sofrido.
Para as pessoas sensibilizadas com o sofrimento da criança ou adolescente por abuso sexual, a leitura deste livro é fundamental para que, enquanto cidadãos, participemos na luta pelo direito do que há de mais frágil em nossa sociedade: o menor.

4 comentários:

  1. Isso prova que nossa sociedade é muito despreparada , mantendo suas leis de 1948, que se tornaram corruptas beneficiando apenas os de forte poder aquisitivo .
    Creio que nosso pais da mais valor ao futebol do que aos problemas sociais e criminais que nosso povo enfrenta, por que quem tem poder vira as costas para nossa realidade , as pessoas parecem gostar de fingir um "ta tudo bem " ja passou da hora das Instituiçoes Democraticas tomarem vergonha na cara .

    ResponderExcluir
  2. Maecelo, concordo inteiramente com você e o parabenizo como uma pessoa com sensibilidade e capacidade de ver o Outro.
    Obrigada por sua participação.
    mulhermitoemagia

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me interessou... como educador infantil, preciso sempre estar a par, sobretudo, saber como lidar e orientar, ou mesmo perceber alguma coisa, no caso de alguma ocorrência. se alguém puder me indicar algum LIVRO INFANTIL que trate do assunto (algo que possa ser mostrado, em aula, para as crianças) fico muito agradecido.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rodolfo,
    que bom que você veio conhecer nosso blog. Precisamos de gente como você nesta luta.
    Minha filha está fazendo um trabalho de conclusão de curso em direito e comprou, além do livro descrito no tópico e outros, um que não sei te dizer da qualidade, mas folheando, parece interessante, talvez com uma abordagem mais prática: PEDOFILIA ( A Inocência Ferida e traída. Autor: Milton Rui Fortunato, editora: Neoset Gráfica, 2007.
    Assim que consiga melhores referências bibliográficas, envio para você. Obrigada por participar. Um abraço

    ResponderExcluir