terça-feira, 19 de maio de 2009

O PARALELISMO ENTRE HISTÓRIA E A MITOLOGIA

um pouco de mitologia...

Vamos lembrar que inicialmente a humanidade vivia desorganizadamente em bandos errantes.
Aos poucos, estes bandos se assentaram e juntamente com a coleta e com a caça, começaram uma forma de agricultura primitiva. A mulher cuidava das crianças, dos velhos e de sua pequena plantação e tinha como instrumento de trabalho sua enxadinha muito rudimentar. Os grupos que vivem juntos começam a se organizar. A mulher é mais importante que o homem, pois ela é quem produz o alimento com garantias. Da caça, o homem pode não trazer nada. Mas a pequena agricultura garantirá o alimento para o grupo. NOSSA! AS MULHERES TORNAM-SE MUITO IMPORTANTES PARA O GRUPO! É O MATRIARCADO.
Aí descobriram o arado, inicialmente puxado por homens. As mulheres não tinham estrutura física para puxar o arado. Só depois usaram animais com tal intento. Esta agricultura prosperou, A comunidade começa a ter certeza do alimento do dia a dia. Num momento seguinte, o homem começa a produzir mais do que consome, isto é, o homem produz em excesso, um excedente. Negocia o excedente com outros grupos. O excedente gera riqueza. A riqueza é acumulada nas mãos de quem produz mais. Em poucas palavras, este é a pequena história da RIQUEZA.
Com o excedente produzido, o grupo de pessoas pode aumentar. Organiza-se. Mas quem é que está produzindo na lavoura agora? O homem ou a mulher? Resposta: O HOMEM. Se ele produz mais, ele manda mais e o grupo passa ao PATRIARCADO. Mas note: o grupo cresceu muito. Se cresceu, ficou mais COMPLEXO. PORTANTO, O PATRIARCADO QUE ABRIGA UM NÚMERO MAIOR DE PESSOAS TEM QUE TER NORMAS PARA SOBREVIVER. E estas normas serão mais complexas que antes. Concorda?
Por que estamos falando disto? Não tem nada a ver com MITOLOGIA! Engano seu. Imagine o sistema mítico de um grupo menor de pessoas. Forçosamente, este sistema será mais simples do que o sistema mítico de um grupo maior de pessoas, pois entre um número maior de pessoas tem que haver uma linguagem mais complexa, um sistema de normas e até leis mais complexo. Concorda comigo?
VAMOS DÁ UMA PARADINHA? ESTÁ FICANDO MUITO COMPLICADO! CHATO, NÉ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário