sábado, 13 de fevereiro de 2010

DETALHES

ALQUIMIA SIMBÓLICA
O QUE É QUE EU FAÇO COM AS CINZAS?
Estas resultantes das queimas rituais são muito importantes. Podemos jogá-las fora, mas elas fazem parte de um processo de transformação que vamos chamar de ALQUIMIA SIMBÓLICA. A COMBUSTÃO é a primeira etapa do nosso processo de simbolização. Coloque as cinzas no seu vaso alquímico e adicione água até que a cinza. Esta será a segunda parte de nossa simbolização: DILUIÇÃO. Coloque o vaso alquímico num lugar seguro e aberto (pode ser em uma janela, por exemplo) onde ninguém mexa, durante 3 dias e 3 noites.
Em uma papelaria compre argila. Amasse por 20 minutos a argila e guarde-a enrolada em um plástico durante uma noite, próxima do vaso alquímico, no terceiro dia.
Passado este tempo, pegue o vaso alquímico com as cinzas diluídas e adicione a argila. Após incorporar a água na argila, amasse com os dedos. Este contato da argila com a mão é muito importante. Amasse a argila e inicie um trabalho de limpeza desta argila, retirando qualquer grão que você tocar. Esta fase é muito importante. É um processo físico de separação. No mito de Eros e Psique, Psique foi obrigada por sua sogra, Afrodite, a separar uma grande quantidade de joio misturado ao trigo. Representa o desenvolvimento da capacidade de selecionar, de separar, de deixar de lado a promiscuidade. Enquanto você amassa a argila, converse com ela. Conte para ela tudo que te angustia. Fale com ela. Os medos, as raivas, os amores...Enfim, tudo que te vier à cabeça, até que você se esvazie e se abandone e relaxe. Ela vai te ouvir, ouvir, dividir, receber. Todo este processo deve acontecer dentro de seu vaso alquímico. Depois explico o significado do vaso alquímico. Enrole o vaso alquímico contendo esta argila em um pano úmido e envolva tudo em um plástico e coloque-o no lugar onde ele esteve estes dias.
No outro dia, pegue seu material e repita o processo. Amasse, limpe a argila e converse com ela novamente, dando a ela uma forma final. Não importa a forma que assumirá. Ela é sua. É uma expressão única e sua

Nenhum comentário:

Postar um comentário