segunda-feira, 9 de março de 2009

PEDOFILIA SOB A ÓTICA DE UMA EDUCADORA EXPERIENTE

Quem fala agora é a Laura Ducco, professora formada que exerceu a função de diretora de escola por mais de quinze anos.

O problema de pedofilia ou abuso em geral é bem maior do que imaginamos pois a maioria das vítimas se recolhe na vergonha, livrando o criminoso de punições.
Enquanto dava aula, descobri um caso de abuso contra criança ao brincar de teatro. Levei o caso à diretoria e o molestador tratado conforme a lei.
Todos os adultos são co-responsáveis quando desconfiam de algo e não se manifestam ou até quando, por desatenção, não percebem o que é evidente.
A criança manifesta seu terror de várias maneiras:
Excesso de timidez; insegurança, medo.
Ou
Excesso de agressividade.
Além do abuso partindo de um adulto, é muito importante que se preste atenção entre as crianças que convivem em família ou grupos variados. Casos de abuso a partir de primos mais velhos ou amigos próximos são extremamente comuns mas podem ser evitados.
Cuidado ao deixar as crianças sozinhas. Oriente seu filho e filha a jamais ficar sozinho com um amiguinho em locais com portas fechadas.
Caso a mãe esteja sozinha com o filho num local público, ela deverá: acompanha-lo ao banheiro feminino ou (se a criança tiver mais de sete anos), pedir que um acompanhante masculino de confiança o leve ao banheiro masculino, mesmo assim, deverá ficar na porta, verificando que não demore tempo demasiado.
Desconfie sempre de adultos que são solícitos com crianças.
Quando seu(ua) filho(a) tiver três ou quatro anos, providencie documento de RG, mesmo constando “não alfabetizado”. Depois, aos oito anos, substitua-o.
Se tiver que emitir uma autorização de embarque para criança desacompanhada, faça-o com data precisa, contando apenas dois dias antes do embarque e dois dias depois. Se houver mudanças de planos, qualquer juizado de menores em qualquer rodoviária ou aeroporto saberá como proceder.
Tão logo seu(ua) filho(a) saiba falar, faça com que memorize: nome completo; nome completo da mãe; endereço completo e telefones para emergência.
Apresente à escola quem pode buscar seu(ua) filho(a) e avise imediatamente se não puder mais (ex.: despediu a empregada ou motorista).
Evite que sua criança vá à casa de amigos onde o único adulto responsável for um homem e desconfie se perceber essa situação com outras crianças.
Lembre-se, a criança não tem maturidade para se defender contra alguém mais velho(incluindo outra criança). Ela precisa de nossa guarda, nossa observação.
Se tiver algum tipo de desconfiança, a ferramenta mais poderosa é a delegacia de ensino. Os supervisores de ensino são altamente treinados e podem transitar no espaço da criança de maneira discreta e eficiente.
Se quiserem um aprofundamento maior para esse tema, basta me avisar.
Tenho conhecimento bastante para explorar alguns temas, se o grupo achar interessante:
. A criança e a pornografia.
. Como responder perguntas difíceis.
. Adolescente: como vê a vida – considerações gerais – como lidar com eles.
. A chegada do irmão.
. A frase proibida: -“Se você não parar com isso, vou embora.”
. Como lidar com a morte de um ente querido.
Juntas para proteger nossos filhos
Laura

Um comentário:

  1. É importantíssimo ouvir tudo sobre o assunto e quem tem experiência profissional ajudará muito a abrir caminhos e encontrar soluções. Obrigada, Laura.

    ResponderExcluir