sexta-feira, 6 de março de 2009

PEDOFILIA

Casos de pedofilia estão diariamente estampados nas páginas dos jornais, na tela da TV.

O que estará de fato acontecendo? Existe um aumento de registros ou um aumento numérico de casos?

O que é a pedofilia?

Pedofilia é um desejo consciente ou inconsciente de violar crianças?

É um desejo sexual patológico cujo o objeto de satisfação é a criança?

Como se origina este desejo, este distúrbio?

Qual é o símbolo?

É sempre manifestado por pessoas portadoras de distúrbio de comportamento?

Pode ser permissividade de algumas pessoas em busca de novas emoções?

O que fazer para evitar o abuso sexual de nossas crianças?

Como se sente o pedófilo após o ato? Como fica esta criança encerrada em seu casulo?

Em que faixa social a pedofilia está mais presente?

Ela ocorre mais dentro dos lares ou fora de casa?

Porque é tão difícil a criança comunicar aos pais?

Que tipo de punição você acha que merece o pedófilo?

A lei é cumprida quando há um flagrante de pedofilia?

A lei é adequada na punição do pedófilo?

Como tratar a criança que sofre abuso sexual?

Há negligência dos pais ou responsáveis pela criança que sofreu abuso sexual por parte de terceiros?


Não teria o Estado, um papel a cumprir através das escolas, munindo as crianças de defesas que as fizesse pedir socorro mediante um molestador de crianças?

Nesta nova posição da escola, da sociedade, a informação ampla deveria ser divulgada para crianças de todas as idades, mostrando a pedofilia como atentado contra a criança e o pedófilo como sujeito criminoso, cujo crime é passível de prisão?

Deveria a escola preparar a criança para o discurso e ameaças do pedófilo, que apelando para o imaginário infantil, convence a criança de que ela, criança, é a responsável pelo abuso ocorrido, ou ameaça a criança dizendo que matará seus pais se contarem a eles o que ocorreu?


Você acha que existe algo que a sociedade possa fazer para evitar o ataque do pedófilo à criança?

Não divulgar, para proteger a criança, é importante para a mesma?

E na idade adulta, quando o ser já está maduro e recuperado, deve ele denunciar abusos sofridos na infância e levar o pedófilo a ser julgado e condenado?

Como a lei age nestas denúncias tardias?

Uma das atrizes da série "desperate Housewives" denunciou um homem, que era seu parente e abusou dela na infância. O que a levou a decidir denunciar o pedófilo? Ela contou num programa de entrevistas que soube que uma mãe o denunciou porque sua filha cometeu suicídio por não suportar o sofrimento causado pelo abuso sofrido. Ela leu a notícia, ligou para a polícia e perguntou se poderia ser testemunha "oculta", isto é, ela falaria, mas de forma sigilosa. Foi informada de que isto não seria possível. Que o depoimento não poderia ser sigiloso. Ela pensou na família da criança, na criança e apareceu como testemunha que também foi vítima de pedofilia daquele homem, que era seu parente e que negava o incidente relatado em carta deixada pela criança antes de cometer o suicídio. Ela o desmascarou e nos EUA, a lei é cumprida, comprovada a acusação nestes casos.
Ela relatou o sofrimento de voltar a mexer em assunto tão doloroso, mas cumpriu o que julgou ser seu dever.
Particularmente, passei a admirar muito aquela atriz, uma celebridade que se expôs para que a justiça fosse feita e penso que o problema do trauma deve ter sido suavizado, pelo menos em parte.

O que você acha?

Vamos execer nosso pensamento, analisar, conhecer mais profundamente o agressor e suas vítimas, quem sabe isso dará um novo espaço dentro de nós e começaremos a atuar de forma mais significativa em presença destes atos de barbárie contra a criança!

Em caso recente, menina de nove anos que foi molestada pelo padrasto desde os seis anos e apareceu agora grávida de gêmeos, filhos do padrasto. Você viu a posição de um bispo condenando a sociedade que tenta proteger a própria vida da criança com o aborto?

O que você achou? O que você gostaria de dizer a este bispo?

O que podemos fazer, se é que há algo a fazer para reduzir esta moléstia em nosso meio?

7 comentários:

  1. Acredito que a maneira de salvar as crianças desses monstros pedófilos é a observação, o olhar atento a qualquer mudança de comportamento e a liberdade de conversar sobre qualquer assunto.
    Particularmente tenho dois exemplos.
    Quando eu era criança morava em minha casa um primo materno, safado, bem mais velho, que vivia querendo “abraçar” as priminhas. Quantas vezes minha irmã e eu pulamos janelas, corremos ou nos trancamos em algum lugar para nos salvar desses abraços “fraternos”, que na nossa inocência sabíamos errados, pois sempre eram feitos escondidos dos adultos. Estávamos sempre alertas e de olho na nossa irmã caçula. Nunca contei a meus pais por não me sentir a vontade para tais assuntos ligados a sexo...eram TÃO PROIBIDOS!! Sempre tive aversão a esse camarada que morreu há pouco tempo e deve estar pagando seus pecados.
    Minha filha ficava em creches desde os 3 meses de idade. Quando tinha lá pelos seus 4 anos, nos a trocamos de creche, pois seu irmão iria ingressar na vida escolar e nos queríamos que ela o acompanhasse. Certo dia, ela recebeu da faxineira dos banheiros uma caixa de chocolates decorados e em formato de bichinhos. Achei aquilo tremendamente estranho, pois deviam ser caros e não compatíveis com o salário da funcionaria. Conversei bastante com minha filha que me garantiu não ter sido alisada, beijada, enfim molestada. Mesmo assim resolvi falar com a diretoria da escola que ficou indignada, pois a moca era decente e confiável. Insinuaram que era fantasia da minha filha, mas não explicaram a origem da caixa de chocolates. Por via das duvidas e sem o apoio da escola, resolvi tirar minha filha de lá. Não sei se julguei errado quem nem conhecia, mas preferi protege-la.
    Portanto, ATENCÃO para toda e qualquer alteração no humor, nas brincadeiras ou conversas de nossas crianças. Conheçam seus amigos, mesmo que sejam imaginários, pois muitas vezes não são tão imaginários assim.
    Quanto ao bispo, citado pela Beta, é totalmente imbecil e é esse tipo de atitude que afasta as pessoas da religião dele. Alias as igrejas estão cheias de pedófilos, especialmente aquelas que proíbem seus “mestres” de casarem e terem seus próprios filhos. Quem deveria ter sido excomungado era o padrasto pedófilo.
    Sou a favor do aborto assistido e mais a favor ainda da educação sexual nas escolas para que a pílula e, principalmente, a camisinha sejam divulgadas.

    ResponderExcluir
  2. a situação narrada ocorreu na cidade de São Francisco do Sul, o molestador era um pai de família acima de qualquer suspeita que desabone sua conduta, trabalhava ha mais de 10 anos com turistas dando apoio em passeios de barco. Quanto à criança foi encaminhada a exames físicos e acompanhada psicologicamente, graças a deus não houve tempo p/ uma tragédia maior! Então deixo aqui minha contribuição como mãe, mulher e cidadã p/ chamar a atenção dos pais em observar seus filhos na hora do banho, se não for possível devido à ausência por motivos de trabalho e outros, que sempre que possível examinem o corpinho das suas crianças, sempre alerta a qualquer vestígio de alteração no comportamento, assim também se torna uma forma de aproximação e dedicação de carinho, pois a criança sente-se amada com simples palavras, imagina só um tratamento mais próximo.

    ResponderExcluir
  3. Venho através de meu depimento dar uma pequena contribuição a esse respeitavel blog, chamando a atenção dos pais, p/ estarem atentos a qualquer alteração de comportamento, pois na ilusão de estarem proporcionando uma independencia a seus pequenos, podem estar entregando o seu bem mais valioso nas mãos de verdadeiros predadores da ingenuidade de nossas crianças,Há mais ou menos quatro anos, uma menina de apenas 05 anos de idade foi vitima de atentado violento ao pudor, por um vizinho pai de uma amiguinha da mesma idade, ocorre que a mãe da criança trabalha e não tinha com quem deixa-la, muito gentilmente uma vizinha se ofereceu p/ ficar com a menina em sua casa, acontece que a mãe e nem a vizinha imaginava que a violencia estava muito mais proximo do que poderiam imaginar, dentro de casa, a pequena deixou escapar por algumas vezes que tinha um namorado bem mais velho mas que nao poderia contar quem era, a mãe acreditando ser uma imaginação infantil, ou até mesmo um amor platônico o que é normal na infancia, nada fez,porém, oque era p/ ser uma linda historia de infancia entre as duas meninas, quase termina em uma tragédia maior, Sim!considero uma tragédia pois o fato de ser acariciada, induzida psicologicamente é uma molétia que ela carregará em sua vida, sempre que se lembrar do ocorrido, o que torna mais triste essa historia é que a menina parecia estar apaixonada por seu agressor, que nao havia chegado as vias de fato por falta de opurtunidade ou de tempo, uma vez quando a esposa desse monstro saiu p/ ir ao mercado com sua filha e estando intrigada porque a outra menina se recusava mais uma vez a acompanha-la, voltou mais cedo p/ casa quando se deparou com uma cena lastimável,onde esse homem saciava sua lascívia doentia induzindo a pequena a lhe fazer sexo oral, a mulher ficou tão desesperada que saiu gritando e clamando justiça pela rua, o agressor so se livrou de um possivel linxamento porque a policia chegou logo e o levou p/ cadeia, dai em diante podemos imaginar qual o tratamento que recebeu na cadeia, uma vez que os proprios detentos nao admitem violencia infantil!!!!

    ResponderExcluir
  4. ...vamos ver se agora vai... ja escrevi tres vezes... srrsrss.. faço algo errado ao postar o comentario e some tudo....mas não quero deixar de registrar meu inconformismo com essa aberração..estamos em 2009 e isso ainda acontece... não sei lidar com esse assunto tão pesado, me foge a compreensão, mas ha uma frase que diz " ha muito mais entre o ceu e a terra sua nossa vã filosofia possa entender.." essa para mim com certeza é uma delas... e, ficar omissa sem ao menos registrar o meu repudio ante os fatos me parece um convite para que isso continue a acontecer... e não da pra compactuar com isso.. omitir-se neste caso é compactuar... que Deus tenha piedade de nós!

    ResponderExcluir
  5. ebba.. agora foi... beta, põe aqui meu desabafo enviado por email.... quero que saibam que vivenciar algo assim me deixa completamente fora do centro... srsrrss.. adoro aquela ideia de inserir algo dentro do agressor e fazer ele expelir 9 meses depois pelo proprio penis... cruel?? Quem manda não saber controlar seu impulso sexual... aposto que se houvesse um represália não sentiria tanto "desejo, prazer" assim.... isso faz aflorar o meu lado mais escuro..tenho ate medo de mecher com ele..srsrsrss...bjs

    ResponderExcluir
  6. Paula e Fernanda, participarmos deste fórum é de vital importância para nossa sociedade, para o que há de melhor nela, seu devir, a criança. Não importa de quem é esta criança que foi violada, ela é NOSSA. Ela representa o futuro, ela é a alegria, o que suaviza os dias da humanidade.
    As Mães da Praça de Maio na Argentina até hoje nunca calaram e até hoje choram a brutalidade sofrida por seus filhos.
    Existe hoje, na mesma Argentina, um movimento de mães que sofrem com seus filhos drogados.
    E as NOSSAS crianças molestadas? Devolvemos a elas SILÊNCIO? Chega! Precisamos conhecer mais. Quanto mais luz jogamos naquilo que está no inconsciente coletivo, mais evoluído nos tornamos. A CONSCIÊNCIA É A GRANDE SAÍDA: TANTO PAULA COMO FERNANDA FALAM: OLHAR, OUVIR, OBSERVAR... VIGILÂNCIA, CONSCIÊNCIA!
    Esta tem que ser uma discussão NACIONAL, DIÁRIA E PERMANENTE!
    PARTICIPEM. ÑÃO TEMOS O DIREITO DE NOS ALIENARMOS.
    Solicitamos, aqui, ajuda de profissionais de todas as áreas. Ajudem-nos a compreender este GRANDE MAL QUE cerca a Humanidade.

    ResponderExcluir
  7. Não é fácil resolver essa grande sombra que ameaça nossas crianças. Principalmente pelo fato da pedofilia ser democrática, ou seja, há pedófilos em todas as classes sociais, não existe um perfil exato do indivíduo pedófilo, ele pode ser o pediatra, o padre, o professor, aquele velinho gracinha,juízes acima de qualquer suspeita, ou pior o próprio pai. Aliás, a maior incidência de casos de pedofilia acontece dentro da própria família. As pessoas que deveriam protejer a criança são seus algozes. O importante é que estejamos sempre atentos a qualquer sinal de alteração de comportamento de nossas crianças, e principalmente muito diálogo com os pequenos, sobre esse assunto. Existem contos de fadas que tratam desse assunto, como por exemplo Chapéuzinho Vermelho.Em linguagem simbólica o personagem do Lobo é um pedófilo que engana a pobre da chapeúzinho. No conto original o lobo mata a menina e a vovó, não tinha nada de caçadores ou fada do bosque p/ salvar no final. A mensagem do conto é que as menininhas, principamente as bonitinhas(é claro que meninos também) não devem confiar em estranhos.Mas, o grande problema é o que fazer quando os lobos em pele de cordeiro, estão dentro de nossas casas...Elizabeth Câmara

    ResponderExcluir